O chocolate, especialmente o amargo, é um aliado valioso para quem está gripado. Uma das principais vantagens é sua riqueza em antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, protegendo a pessoa de infecções e podendo auxiliar na recuperação. Além disso, ele contribui para o fortalecimento das defesas do organismo.
Ana Costa, nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa viagem, explica que esse alimento também contém teobromina e cafeína. Ambas podem ajudar a aliviar a congestão nasal e a dor de garganta. “Estudos mostram que, durante a gripe, o chocolate amargo possui mais benefícios do que o ao leite. Ele contém mais cacau e é rico em flavonoides antioxidantes, os quais têm efeito anti-inflamatório”, afirma.
Embora não substitua tratamentos médicos, o consumo de pequenas porções de chocolate amargo, entre 20g e 30g, dependendo do estado de saúde da pessoa, pode contribuir para uma recuperação mais agradável. “Bebidas à base de cacau e produtos de chocolate escuro com alto teor de cacau oferecem benefícios semelhantes. Durante a gripe, é melhor evitar as opções com alto teor de açúcar e aditivos, pois podem causar irritação gástrica e outros efeitos adversos”, conclui.