Sai o programa “Jovens de Fé” e entra “Ciência Jovem”

A atração tem direção geral de Luiz Rebelo.

Luiz Henrique Rebelo, diretor do Programa ‘Ciência Jovem’ da Rede Massa, afiliada do SBT – Foto: Deia Arts Midia

Luiz Henrique Rebelo, diretor do Programa ‘Ciência Jovem’ da Rede Massa, afiliada do SBT – Foto: Deia Arts Midia

Jovens de Fé, atração que seria transmitida pela Rede Massa, afiliada do SBT, cede seu espaço na grade para o Programa de Ciência e Tecnologia.

CIÊNCIA JOVEM pretende divulgar a pesquisa Científica e Tecnológica brasileira através de uma série semanal de TV, com entrevistas e depoimentos de pesquisadores, bem como a produção de documentários especiais acerca de temas urgentes ao nosso desenvolvimento e tornar conhecidas, junto ao grande público, as atividades do cientista brasileiro; a repercussão desta atividade e sua função estratégica na melhoria da qualidade de informação e cultura do brasileiro.

O projeto tem, fundamentalmente, dois objetivos que se articulam. Em primeiro lugar, dispõe-se a levantar, recuperar e tornar acessíveis as informações sobre Ciência e Tecnologia no âmbito de universidades e instituições públicas e privadas no país. Em segundo momento pretende redimensionar a divulgação científica tanto em relação ao conteúdo da informação quanto ao papel desempenhado pelo jornalista científico, com a finalidade de incentivar a promoção e a divulgação da ciência e da tecnologia como bens públicos – e não como privilégio de minorias. Nesse sentido, cabe mencionar que Ciência Jovem pretende consolidar a ideia de uma “avaliação social” das tecnologias apresentadas, lançando mão de um canal de mão dupla aberto com a audiência permanentemente.

A direção geral do programa ficará a cargo de Luiz Rebelo, que tem um vasto currículo na área de comunicação. Na Globovídeo / Fundação Roberto Marinho, ocupou o cargo de Diretor Artístico do Núcleo de Programas Científicos, núcleo responsável pela produção do programa “Globo Ciência”, ganhador de vários prêmios, entre eles, Prêmio José Reis (considerado o Oscar pela comunidade científica). Posteriormente, assumiu a Direção de Produção, cargo que ocupou antes de se transferir para a extinta Rede Manchete em 1989. Lá implantou o Departamento de Controle de Produtos, atuando diretamente na reorganização do Departamento de Programação. Elaborou e padronizou um manual de instruções que deu, ao Departamento de Controle de Produtos, um método de trabalho mais adequado ao cumprimento de suas atribuições, a tempo e a hora, dentro do quadro que se apresentava na ocasião, em face às características próprias da empresa.

Três anos mais tarde, Rebelo aceitou o convite por parte da empresa Amazon Projeto em Vídeo Ltda., sediada em São Paulo, para ocupar a posição de Diretor de Operações, ficando responsável por toda a produção de dublagem e legendagem de filmes e programas, inclusive para a GLOBOSAT.

De volta a Rede Globo em 1993, foi contratado pelo Departamento de Jornalismo como Editor Executivo para produzir e finalizar, entre outras coisas, chamadas, teasers, cabeças e passagens de blocos do programa “Fantástico”.

No jornalismo geral, além das edições normais do dia-a-dia, atuou diretamente como editor especial do Jornal Hoje, produzindo e finalizando diariamente o bloco de matérias internacionais e o de entrevistas especiais da edição de sábado.

Desde de 2008 Rebelo é o presidente do Grupo The One de Comunicação que controla as empresas The One Telecom, The One Sat, The One FM e a revista The One Magazine (www.theonemagazine.com.br) que tem em média 500 mil leitores mensais entre Rio e São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo