Saiba o que é preciso avaliar antes de fazer um empréstimo

Especialista aponta que população brasileira ainda tem muitas dúvidas sobre qual o melhor momento na hora de recorrer a esse tipo de negócio.

Foto: Divulgação / MF Press Global

É comum ouvirmos histórias de pessoas que acabaram se endividando além do limite de crédito e tiveram que recorrer ao empréstimo. A grande maioria da população, vez ou outra, acaba por pecar no consumo em excesso e estouram o limite do cartão, provocando o aumento da dívida. Desta forma, fica uma dúvida: qual é o melhor momento para agir e procurar uma empresa de serviços financeiros?

O especialista em finanças, André Oliveira, presidente da CredFácil, explica que a análise prévia de juros é essencial. “É preciso estar atento às vantagens, como por exemplo, comparar juros de limite do cheque especial e cartão de crédito pelo empréstimo consignado. As taxas do empréstimo, neste caso, são menores chegando a 1,80% ao mês, já do cartão de crédito, chega a 15% ao mês”, explica.

É preciso avaliar as necessidades. Algumas opções de empréstimo, a longo prazo, são oportunidades para realizar sonhos, como a compra de um imóvel, veículo ou bens materiais de valores mais altos. “Nestes casos, a linha de crédito liberada é maior e o consumidor deve fazer parcelas que não comprometam todo o salário”, diz Oliveira. Para este tipo de investimento, o especialista afirma que o ideal é utilizar, em média, 30% do pagamento. “Outra dica valiosa é, caso haja o dinheiro em mãos, é negociar para diminuir o número das parcelas ou quitar a dívida”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo