Furar paredes é uma tarefa simples, ainda mais com a ajuda de materiais elétricos, como por exemplo a furadeira, que vieram para simplificar ainda mais essa tarefa.
Mas é claro que você deve ter alguns cuidados antes de sair furando as paredes da sua casa. Isso porque você pode gerar desde problemas hidráulicos a um curto circuito.
Para evitar problemas futuros é preciso ter conhecimento da planta da sua casa, principalmente das instalações elétricas e hidráulicas.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para que não haja maiores complicações na hora de furar as paredes. Confira quais os cuidados que você deve tomar antes de colocar a mão na massa!
Os primeiros passos antes de furar a parede
Primeiramente, certifique-se de mapear todas as instalações hidráulicas e elétricas para ter conhecimento do que há na parede que irá furar. Uma vez mapeadas as instalações hidráulicas e elétricas, é hora de executar o serviço.
Para isso você vai precisar de buchas e brocas. Uma dica importante é que os dois itens devem ter o mesmo tamanho.
Para não ter chance de errar, sinalize na parede o local do furo e, na broca, o limite de profundidade do furo para que não entre muito na parede. O limite é sempre o tamanho da bucha que será usada.
É importante sempre furar bem devagar e com cautela para não ter risco de furar demais ou de forma errada.
Dicas de como utilizar uma broca
Lembre-se de usar uma broca específica para cada superfície. Para furar paredes, usa-se a função impacto – o que não é utilizado para furar madeira e aço, por exemplo.
Já para azulejos, a dica é sempre furar nas juntas – pode-se fazer um pequeno furo com martelo e prego antes de utilizar a furadeira – para que a broca não deslize na hora da furação.
Além disso, a broca, por ser um material elétrico, pode esquentar muito, portanto cuidado para não se queimar após o trabalho.
Caso sinta cheiro de queimado ou perceber fumaça na furadeira é possível que você esteja forçando ou sobrecarregando o equipamento.
Outro cuidado que é válido lembrar: não se deve nunca trocar a broca da furadeira enquanto ela estiver conectada à tomada.
E se der errado? Se você não tomou as devidas precauções que citamos acima, não se apavore.
No caso de furo nos conduítes, você deve desligar imediatamente o disjuntor do local, evitando assim receber uma descarga elétrica ou causar um curto circuito no sistema elétrico da casa.
E se o seu furo atingir um cano hidráulico é preciso fechar o registro. Feito isso, acione um profissional para restaurar as áreas atingidas. Errei o lugar do furo. E agora?
Se você fez tudo certo, não danificou nenhuma fiação elétrica ou tubulação hidráulica, mas furou no lugar errado, calma! Tem como consertar de diversas formas, veja algumas delas:
Gesso
É a técnica mais usada pelos pedreiros, porque garante um bom resultado no acabamento. Você vai precisar comprar gesso comum e misturar com um pouco de água até obter uma massa homogênea.
Não esqueça que o gesso é um material que seca rápido, então, faça a mistura e aplique imediatamente na parede.
Para aplicar é fácil, pegue uma espátula e aplique a massa nos buracos que quer tapar. Lembre-se de remover os excessos para o acabamento ficar bem feito. Depois disso é preciso esperar o gesso secar completamente na parede, para depois passar uma lixa em toda a área que foi aplicado o material. Assim que a parede ficar lisinha é hora de pintá-la.
Giz de lousa
Se você tiver giz escolar branco em casa, você só precisa molhar um pouco na água e forçá-lo a entrar no buraco. Esse material deixa a parede uniforme, uma vez que o giz possui gesso na sua composição. Depois disso, você só precisa pintar a parede novamente.
Pasta de dente
Se você não tem giz, não se preocupe! Pode usar uma pasta de dente branca para tapar o buraco.
Depois de aplicar a pasta, deixe secar. Veja se é preciso dar uma lixada, para deixar o acabamento mais profissional.
Sabonete branco
Não tem giz, nem pasta de dente? Opte por sabonete branco em barra.
Mas o uso desse material para tapar buracos na parede não garante um acabamento de primeira, como os outros citados acima. Viu só como é fácil? E se mesmo assim você não se sentir seguro para fazer tal trabalho manual, chame um profissional para te ajudar.