O emagrecimento é uma meta de boa parte da população, seja a princípio motivado por razões meramente estéticas ou por uma saúde melhor ou recomendação médica, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade da população brasileira está acima do peso (54,1%) e isto é preocupante, pois pode trazer consigo doenças secundárias como a diabetes.
No entanto, conseguir estabelecer metas que levem ao emagrecimento pode não ser uma tarefa fácil. Muitas pessoas afirmam inclusive que não conseguem emagrecer devido ao alto custo financeiro de se fazer dieta e os sacrifícios que precisam ser feitos nas escolhas alimentares. Contudo, todos estes argumentos podem estar para cair por terra.
O Dr. Sandro Ferraz (CRM 133573) nutrólogo especialista no tratamento da obesidade, revela que é possível começar a perder peso hoje mesmo, comendo bem, de forma fácil, sem sofrimento e incluindo na dieta alimentos de alta disponibilidade, que podem ser encontrados em qualquer supermercado, e que não pesam muito no orçamento familiar: “muitas pessoas associam erroneamente o emagrecimento a uma privação exagerada de nutrientes, calorias e alimentos. Isto não é necessariamente verdadeiro. Emagrecer significa reduzir o percentual de gordura corporal e não apenas baixar de peso. Quando restringimos muitos alimentos baixamos de peso, mas perdemos também massa muscular, além de fragilizar nossa imunidade por não consumirmos os micro e macronutrientes necessários para o seu pleno funcionamento. Em vez de dietas radicais, é preciso investir numa reeducação alimentar, e para isso, não é preciso gastar rios de dinheiro ou buscar alimentos endêmicos e raros.”
Para ilustrar como funciona o seu método de emagrecimento, o Dr. Sandro Ferraz aponta um cardápio elaborado por ele para perder peso, consumindo alimentos que podem ser encontrados na casa da maioria dos brasileiros: “o segredo está no equilíbrio. A alimentação do brasileiro, quando equilibrada, pode ser considerada uma das melhores do mundo, pois temos fartura de alimentos graças a nossa agricultura e clima, tendo variedade de nutrientes no prato durante as nossas refeições. Portanto, elaborei um cardápio que pode ajudar a maioria das pessoas a diminuir o percentual de gordura corporal, quando aliado a hábitos saudáveis e à prática de exercícios físicos com regularidade. No entanto, para uma dieta personalizada e que realmente leve em consideração a sua individualidade biológica, metabolismo e outras questões, é preciso realizar uma consulta com o seu médico e o seu nutricionista”.
Confira a receita especial do Dr. Sandro Ferraz para começar a perder peso agora mesmo de forma fácil e sem sofrimento:
Café da manhã
OPÇÃO 1:
Ovos mexidos
1 porção de fruta como kiwi ou acerola (essas frutas, por possuírem baixo índice glicêmico podem ser usadas na forma de suco)
OPÇÃO 2:
Panqueca de aveia:
1 ovo
1 colher de sopa de aveia
1 colher de proteína vegetal
1 banana
Misture tudo e leve a uma frigideira anti aderente
OPÇÃO 3:
Vitamina:
Frutas vermelhas
Proteína vegetal em pó
Aveia
Leite vegetal (amêndoas, coco, castanhas…)
Adicione em seu café da manhã 1 copo de chá de gengibre com limão espremido
Almoço
Vegetais devem ser a base – utilize no mínimo 3 cores diferentes
OPÇÃO 1:
Peixe assado com purê de mandioquinha
Salada de folhas verdes, cenoura ralada, brócolis
Para temperar utilize azeite, sal rosa, semente de girassol / abóbora
OPÇÃO 2:
Macarrão de arroz ao molho bolonhesa
Salada de folhas verdes, tomate e pepino fatiado.
OPÇÃO 3:
Arroz integral patinho moído com pimentão, abobrinha refogada
Salada de folhas verdes e couve flor
Lanche da tarde
OPÇÃO 1:
1 fruta
Mix de Castanha do Pará, amêndoas, semente de abóbora e semente de girassol
OPÇÃO 2:
Creme de abacate com cacau
Abacate
Proteína vegetal em pó sabor chocolate
Leite vegetal (amêndoas, coco, castanhas…)
Cacau a gosto
OPÇÃO 3:
1 iogurte proteico sem lactose
Granola zero açúcar
Jantar
OPÇÃO 1:
Abóbora assada com alecrim, frango ao curry, brócolis refogado no alho
OPÇÃO 2:
Abobrinha recheada com patinho moído e molho de tomate caseiro com manjericão
OPÇÃO 3:
Sopa de grão de bico com cúrcuma
Ceia
Chá de camomila ou mulungu ou erva cidreira
Fonte: MF Press Global