Passaram-se menos de quatro meses desde que a nova geração do Volkswagen Polo foi apresentada na Alemanha até a montadora lançá-la nesta segunda-feira (25) no mercado brasileiro. As vendas do hatch começam no Brasil no final de outubro, em quatro configurações. Os preços variam de R$ 49.990 a R$ 69.190, sem considerar os opcionais.
Com a chegada do Polo, a Volkswagen dá início a uma estratégia de diminuir as versões de seus carros, especialmente dos hatches. Outra novidade fica por conta dos nomes das versões, que começarão a ser revistos. No caso do Polo, as duas versões mais baratas serão chamadas apenas de Polo 1.0 e Polo 1.6 MSI, respectivamente. Já os mais caros serão Polo 200 TSI Comfortline e 200 TSI Highline. Elas são equipadas com motor 1.0 turbo, mas a montadora substituirá o termo “1.0” pelo “200”, que remete aos 200 Nm de torque que o motor produz. É o vale-tudo para evitar ser associado a um carro de entrada, de baixa potência.
Motores e Câmbios
O Polo de entrada tem motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm. Já o intermediário ganha motor 1.6 MSI também aspirado, mas com 117 cv e 16,5 kgfm. O câmbio destes dois modelos é sempre manual de cinco velocidades.
Já as duas versões mais caras do hatch ganham o motor 1.0 TSI que equipa o compacto up!. Mas, ele foi retrabalhado pela engenharia da Volkswagen para entregar melhor desempenho. São 128 cv e 20,4 kgfm, segundo a montadora. No Polo turbo, o câmbio manual é eliminado e o carro passa a contar sempre com uma transmissão automática de seis marchas.
Versões e Preços
Apesar de a diferença de preços entre as versões básicas e mais equipadas ser relativamente pequena, há um certo abismo em relação aos itens de série. Dá para dizer que as versões turbinadas são bem equipadas para desbancar os rivais em custo-benefício, enquanto as de entrada deixam a desejar por conta da ausência de importantes equipamentos. Até o início oficial das vendas, em outubro, será possível fazer uma pré-reserva do carro em qualquer configuração, mediante o pagamento de sinal de R$ 1 mil em boleto ou cartão de crédito.
Polo 1.0 (R$ 49.990): Ar-condicionado, direção elétrica, rodas de 15 polegadas com calotas, sistema de som Media Plus sem tela sensível ao toque, freios ABS nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras, quatro airbags, suporte de celular no painel.
Opcionais: rodas de liga-leve de 15 polegadas, Kit Safety (display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial), Connect Pack (itens do Safety Pack + rádio Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas). Os preços dos opcionais ainda não foram divulgados.
Polo 1.6 MSI (R$ 54.990): Mesmos itens de série da versão 1.0, mas adiciona motor 1.6 MSI.
Opcionais: rodas de liga-leve de 15 polegadas, Kit Safety (display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial), Connect Pack (itens do Safety Pack + rádio Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas). Os preços dos opcionais ainda não foram divulgados.
Polo 200 TSI Comfortline (R$ 65.190): Adiciona controle e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, luz de assistência a manobra, volante multifuncional, sensor de ré, apoio de braço dianteiro, saídas de ar para o banco de trás, terceira entrada USB para o banco de trás, direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisor com titl-down e repetidores de setas, rodas de liga-leve de 15 polegadas, grade cromada, lanternas traseiras escurecidas. Já a tela multimídia Composition Touch com App Connect tem 5 polegadas e sensibilidade ao toque, além de leitor de cartão de memória, entrada USB e auxiliar, leitor de CD e MP3 e conectividade Mirror Link.
Opcionais: Indicador de perda de pressão dos pneus, sistema de frenagem pós-colisão, rodas de liga-leve de 16 polegadas, Kit Tech I (chave presencial, sensor dianteiro, controle de velocidade de cruzeiro, luz de assistência a manobras, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, aletas para trocas de marchas e rodas de liga-leve de 16 polegadas) e Kit Tech II (indicador de pressão de pneus, ar digital, câmera de ré, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, porta-luvas refrigerado, porta-malas com ajuste de altura, rede no porta-malas). Os preços dos opcionais ainda não foram divulgados.
Polo 200 TSI Highline (R$ 69.190): Adiciona ar-condicionado digital, rodas de liga-leve de 16 polegadas, chave presencial, aletas para trocas de marchas atrás do volante, controle de velocidade de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes diurnas de LED, grade pintada de preto brilhante e sistema de rebatimento do banco do passageiro dianteiro.
Opcionais: Indicador de perda de pressão dos pneus, sistema de frenagem pós-colisão, rodas de liga-leve de 17 polegadas, Kit Native (revestimento dos bancos, portas e laterais de couro sintético) e Technology Pack (quadro de instrumentos digital, rodas de liga 17″, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, indicador de pressão de pneus, porta-malas com ajuste de altura e rede, antena tubarão, câmera de ré, detector de fadiga, tela multimídia Discovery Media com GPS, retrovisor eletrocrômico, faróis com ajuste automático de intensidade, luzes de auxílio a manobra, sistema de frenagem pós colisão, sensores de chuva e crepuscular). Os preços dos opcionais ainda não foram divulgados.
Consumo
Na avaliação feita pelo Inmetro, todas as motorizações do Polo conquistaram nota A de eficiência energética. O motor 1.0 aspirado faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e outros 12,9 km/l e 14,3 km/l com gasolina. O Polo 1.6 alcançou 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol e 12 km/l e 13,9 km/l com gasolina. Já o Polo 200 TSI fez médias de 8,0 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 11,6 km/l e 14,1 km/l com gasolina.
Rivais
Considerando preço e proposta, o Polo terá ao menos quatro rivais diretos no nosso país. As versões aspiradas terão a missão de disputar mercado com o Chevrolet Onix, o atual líder de mercado. Com motor 1.4 de 106 cv, 13,9 kgfm e câmbio manual ou automático de seis velocidades, ele tem quatro versões (LT, Effect, LTZ e Activ) entre R$ 51.350 e R$ 59.990.
Elas também disputarão o gosto do consumidor com as versões mais baratas do recém-lançado Fiat Argo. O Polo aspirado tem preços para brigar com as versões 1.3 de 109 cv, 14,2 kgfm e câmbio manual ou automatizado de cinco marchas. Batizado de Argo Drive, o carro custa entre R$ 53.900 e R$ 58.900 nessas configurações.
Analisando apenas preço, o Polo 1.0 e 1.6 MSI pode rivalizar com o Hyundai HB20 1.0 turbo Comfort e Comfort Plus, que variam entre R$ 50.330 e R$ 51.880. Apesar de ser turbinado, ele tem menos potência que o Polo TSI: são 105 cv e 15 kgfm, administrados por um câmbio manual de seis velocidades. Também está na mesma faixa de preços o HB20 1.6 manual de 128 cv e 16,5 kgfm (R$ 52.880).
Já as versões 1.0 TSI brigam de frente com o Argo 1.8 Precision automático e HGT (de R$ 67.800 a R$ 70.600), que gera 139 cv e 19,3 kgfm e tem câmbio manual de cinco velocidades ou automático de seis. Por fim, o Polo turbo disputa mercado com o HB20 1.6 automático, nas versões Premium e Comfort Plus, entre R$ 65.230 e R$ 66.830.
Dimensões
Em relação à geração anterior, o Polo está maior e mais largo. Ele também é ligeiramente maior do que todos os seus concorrentes diretos no mercado brasileiro.
O hatch tem 4,05 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,46 m de altura e tem bons 2,56 m de entre-eixos. Essas medidas representam um aumento de 16,7 cm no comprimento, 10 cm de largura, e 10 cm de entre-eixos, além de uma diminuição de 2,1 cm na altura em relação ao último Polo vendido no Brasil. O porta-malas está na média do segmento e comporta 300 litros de bagagem, valor que salta para 1.071 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Como comparação, o Onix tem 3,93 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,47 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Já o Argo mede 3,99 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,50 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Por fim, o HB20 tem 3,92 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos.
Estrutura e Segurança
Antes de chegar ao Brasil, o hatch passou por pequenas mudanças, como a altura do solo que foi ampliada em 2 cm. A montadora, garante, porém, que não foram feitas mudanças estruturais no carro. Na prática, o Polo brasileiro seria tão seguro quanto o europeu, a não ser por alguns equipamentos de assistência ao motorista que são oferecidos de série por lá e não são nem opcionais por aqui.
Feito a partir da plataforma MQB, o Polo nacional tem cerca de 50% de sua estrutura feita de aços de alta e ultra alta resistência. Além disso, há reforços nas portas para evitar lesões em acidentes laterais.
A Volkswagen tem o objetivo de conquistar cinco estrelas no teste de segurança do Latin NCAP. Por isso, o carro é equipado de série com quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais de cabeça e tórax). Também há cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além de pontos de fixação de cadeirinhas infantis pelo sistema Isofix e Top Tether. “Nota máxima de segurança não é uma opção, é um princípio”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.
Por fim, a dianteira do modelo foi desenhada para minimizar lesões a pedestres em caso de atropelamentos. Segundo Antonio Carnielli Júnior, gerente de desenvolvimento de produto, “O Polo foi projetado para ter o máximo de segurança para os pedestres”. O para-choque dianteiro tem dois pontos de contato simultâneos na perna de um pedestre, o que projeta a pessoa para cima do carro e evita que os ossos da perna sejam quebrados. Por fim, há maior distância entre o capô e o motor para evitar um choque com a cabeça. Além disso, há duas fechaduras no capô, ambas próximas dos faróis, para evitar que essa peça machuque o pedestre.
O que muda no visual?
Foi divulgado que o visual do Polo nacional seria diferente do europeu, mas as fotos revelam que, na prática, o carro pouco mudou. As mudanças se concentram no para-choque, que tem mais detalhes em preto fosco. “O carro se saiu muito bem nas pesquisas com clientes, mas o mercado brasileiro precisava de um pouco mais de esportividade”, explica José Carlos Pavone, gerente executivo de design.
A principal diferença, porém, fica no interior. O Polo europeu chamou atenção por contar com diversos detalhes do painel pintados na mesma cor do carro, garantindo visual mais moderno. Mas, o nacional terá apenas apliques pretos ou em tons de cinza. “As pesquisas que fizemos mostraram que o mercado brasileiro preza por contraste e inserção de cor moderada”, diz Jonas Silva, gestor de color e trim. Mas ele explica que é estudada, sim, a oferta “pontual” de interior colorido no futuro.
Manutenção e pós-venda
O CEO da Volkswagen do Brasil deixou claro em entrevista que a empresa não quer oferecer os carros mais baratos de cada categoria. “A Volkswagen nunca vai ser uma marca com carros mais baratos. Nós temos um pequeno premium em relação às outras marcas”. Para ele, o mais importante é que a empresa ofereça custos de manutenção e seguro mais baratos.
Ao menos por enquanto, é exatamente o que o Polo consegue frente aos rivais. O modelo terá o menor custo de reparabilidade entre todos os carros vendidos no país atualmente e um plano de manutenção dos mais baratos do segmento. Segundo o Índice Car Group, avaliado pelo Cesvi, tem nota 10 em custo de reparabilidade, em uma escala que vai de 10 a 60. Quanto menor a nota, mais barato de reparar um carro em caso de acidente.
Além disso, a empresa aderiu à estratégia de oferecer um pacote pré-pago de revisões, que deve ser adquirido no ato da compra do carro. O valor poderá ser diluído nas parcelas e representa desconto de 17% em relação ao preço de tabela das manutenções.
Quem aderir ao plano, pagará R$ 999 pelas três primeiras revisões do carro, ante R$ 1.207 cobrados pelos mesmos serviços, individualmente. “Além de poder ser diluído no financiamento do veículo, esse valor não é afetado pela inflação. E o serviço pode ser feito em qualquer concessionária do país”, diz Daniel Morroni, diretor de pós-vendas da VW.
Confira o valor das seis revisões previstas para o Polo:
Polo 1.0: R$ 215, R$ 491, R$ 425, R$ 627, R$ 425, R$ 491. Total: R$ 2.674
Polo 1.6: R$ 263, R$ 539, R$ 473, R$ 728, R$ 473, R$ 539. Total: R$ 3.017
Polo 200 TSI: R$ 243, R$ 519, R$ 453, R$ 847, R$ 453, R$ 519. Total: R$ 3.036
Versão Sedã
O investimento da Volkswagen no Polo não se resume apenas à versão sedã. Mas, diferente da geração anterior, a configuração alongada do Polo será vendida com o nome Virtus. Ainda há poucas informações sobre o carro, que será lançado já no primeiro trimestre do ano que vem, mas sabemos que ele apostará em amplo espaço interno e bom nível de equipamentos para tentar desbancar Chevrolet Cobalt e Honda City.
Desenvolvido especificamente para o mercado Brasileiro, o Virtus tem dianteira semelhante à do Polo e traseira mais refinada, inspirada no sedã Audi A3. Isso é o que mostram flagras das primeiras unidades produzidas no país, ainda em período de testes. Ao menos a versão mais cara do sedã terá computador de bordo digital, como é no Polo.
O modelo terá 4,47 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos para ficar posicionado entre Voyage e Jetta.
Fichas Técnicas
Polo 1.0
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 84 (E) / 75 (G) cv a 6.250 rpm
Torque: 10,4 (E) / 9,7 (G) kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e a tambor atrás
Pneus: 185/65 R15
Tração: Dianteira
Dimensões:
Comprimento: 4,05 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,56 m
Tanque: 52 litros
Peso: 1.058 kg
Porta-malas: 300 litros
0 a 100 km/h: 13 segundos
Velocidade máxima: 170 km/h
Polo 1.6 MSI
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 117 (E) / 110 (G) cv a 5.750 rpm
Torque: 16,5 (E) / 15,8 (G) kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e a tambor atrás
Pneus: 185/65 R15
Tração: Dianteira
Dimensões:
Comprimento: 4,05 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,56 m
Tanque: 52 litros
Peso: 1.083 kg
Porta-malas: 300 litros
0 a 100 km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 193 km/h
Polo 1.0 TSI
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 128 (E) / 116 (G) cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 (E) / 20,4 (G) kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: Automático de 6 marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás
Pneus: 195/55 R16
Tração: Dianteira
Dimensões:
Comprimento: 4,05 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,56 m
Tanque: 52 litros
Peso: 1.147 kg
Porta-malas: 300 litros
0 a 100 km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h