Tendo em vista o fato de a Santa Casa ser uma instituição privada, sem fins lucrativos, sob acompanhamento da diretoria executiva seus gestores mantêm constante negociação com os clientes (poder público municipal e operadoras de planos de saúde, visando prestar serviços de saúde médico-hospitalar de qualidade, por meio de contratos que garantam o necessário equilíbrio econômico do hospital para que este funcione de maneira adequada.
Desde que reassumiu a administração do hospital, em 2013, a diretoria da Associação Beneficente de Campo Grande – mantenedora da Santa Casa – vem pautando as suas ações com foco na redução do endividamento e no resgate da credibilidade da instituição junto aos seus fornecedores.
No entanto, desde Janeiro de 2015 a Santa Casa tem sofrido com o não pagamento integral, pela prefeitura de Campo Grande, pelos serviços prestados aos usuários do SUS.
Mesmo com o gerenciamento das despesas, o desequilíbrio financeiro provocado pelo constante atraso nos pagamentos gerou uma situação financeira insustentável, o que levou o hospital, no mês de outubro, à perda da capacidade de honrar os compromissos com fornecedores e também com parcela dos médicos que prestam serviços à Santa Casa.
Essa situação de desequilíbrio financeiro, que inviabilizou a capacidade de o hospital honrar com os seus compromissos, levou fornecedores a cancelar a entrega de insumos referentes a 25 ordens de compras – 98 itens de medicamentos e materiais hospitalares.
Por conta disso, o hospital enfrenta o sério risco de gradativamente suspender a oferta de serviços em função da absoluta falta de insumos, alguns deles em quantidade disponível para poucos dias.
Mesmo diante de todas essas dificuldades, a diretoria da ABCG e o corpo administrativo da Santa Casa continuam envidando todos os esforços visando solucionar esses problemas no menor tempo possível.
Associação Beneficente de Campo Grande
Mantenedora do Hospital Santa Casa