Enquanto outros municípios da região e do estado e governos amargam perdas em seus orçamentos, São Gabriel do Oeste é um dos poucos municípios da região e do estado que está na contramão da crise.
No primeiro semestre de 2015, de acordo com o relatório do Balanço Orçamentário apresentado, o município já registrava um superávit de R$ 2.705.522,37, contra os R$ 658.855,50 apresentado no período de Jan/Dez 2014.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Administração e Finanças as receitas do município têm crescido porque a atual administração do município, no início da gestão criou a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços como a de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, que têm criado vários programas e mecanismos de incentivo fiscal e a atração de novas indústrias como ao agronegócio, a exemplo da Agricultura Familiar.
A integração (Sistema de produção de suínos), desenvolvidos pelas cooperativas do município fortalecem uma das cadeias do agronegócio, a agricultura de precisão, onde o município possuiu um solo que favorece o aumento da produtividade no campo e ainda toda a infraestrutura urbana e rural, com estradas permanentemente cuidadas para facilitar o escoamento da produção, o fortalecimento da atividade suína com aumento da produção da Aurora Alimentos com os incentivos por parte da prefeitura na diversificação das matrizes econômicas fazem parte de um elo produtivo que permite que a economia do município esteja saudável, já não foi necessário o poder público apenas aumentar os tributos para aumentar a receita.
Tudo isso contribui com o aumento da produção e, por consequência, a arrecadação do município, explica Ozana Nogueira Ramos secretária de Administração e Finanças de São Gabriel do Oeste. Esse cenário positivo acaba por impulsionar o crescimento econômico e a geração de novas vagas de trabalho. A secretária lembrou ainda que uma das preocupações da secretaria e do governo municipal têm sido a questão financeira do município, quedas consecutivas de arrecadação, municípios escalonando salários de servidores, e atém mesmo demissões em massa tem sido a pauta dos noticiários no estado.
Com muita responsabilidade e planejamento, temos garantido o pagamento de fornecedores, antecipamos o 13º salário dos servidores em junho e a segunda será paga em dezembro, não se tem obra com recursos do município parada e se repõem toda a perda salarial da inflação na folha de pagamento anualmente sem necessidade de parcelamentos ou embate com sindicatos”, afirmou a secretária de Administração e Finanças de São Gabriel do Oeste, Ozana Nogueira Ramos.
Uma matéria dessa é no mínimo oportunista e eleitoreira, pois não faz mais o que seu dever de gestor para qual foi eleito e é pago…