São Paulo (SP) – A cidade de São Roque, no interior de São Paulo, sediará nos dias 25 e 26 de agosto a Etapa Nacional do Circuito Futebol Social, evento que definirá as equipes masculina e feminina do Brasil na Homeless World Cup (HWC). A Copa do Mundo de Futebol Social está marcada para novembro, no México, sendo o Brasil tricampeão da modalidade. A disputa do torneio decisivo para seleção dos representantes do País, oito homens e oito mulheres, será realizada no Centro de Lazer Bandeirantes e tem entrada gratuita. Reforçando um de seus principais pilares, o de acreditar no poder transformador do esporte, a Penalty renovou por dois anos a parceria com a ONG Futebol Social, entidade responsável por formar a seleção brasileira que disputa anualmente a HWC.
A seletiva terá a participação de atletas de equipes masculinas e femininas de todo o país, após a realização das etapas da Baixada Santista, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Diferentemente dos anos anteriores, a classificação é individual, selecionando os jovens com melhor performance, comportamento alinhado ao conceito de fair play e análise social compatível com o perfil do projeto, que busca formar cidadãos e melhorar a vida de meninos e meninas em situação de risco. Cada equipe pode ter dois integrantes selecionados. Jogadores que já estiveram em edições anteriores da Homeless World Cup não poderão participar. A ideia é dar oportunidade aos novos talentos.
Seletiva Nacional – Além dos jogos, o evento do dia 25 contará com ativações promovidas pela Penalty para divulgar a Linha Manifesto, lançamento atrelado ao papel social da marca por meio do esporte. Com calçados, bola e peças de confecção, a linha estreia com a coleção Caveira, defendendo o conceito de que por baixo da pele somos todos iguais, independente de raça, sexo, classe social ou preferências. As peças trazem um design urbano com referências de “street art” (arte de rua) e produtos para uso casual e para praticantes do futebol profissional ou amador.
“Nossa ideia é fazer com que as pessoas vistam a causa da igualdade no esporte e acreditem no poder transformador e inclusivo que a prática esportiva traz para a sociedade”, defende Guilherme Ken, head de produtos e marketing da Penalty. A marca acaba de renovar por mais dois anos o patrocínio ao Futebol Social no Brasil, fornecendo materiais esportivos para a seleção brasileira da modalidade. Também com foco social, a Penalty inicia o apoio ao projeto Quilombola, com doação de calçados, coletes e bolas de futebol para cerca de 100 crianças carentes da cidade de São Roque.
Entre as ativações promovidas, destacam-se disputa de embaixadinhas, defender o gol e sorteio de brindes, que prometem entreter o público nos intervalos dos jogos. Jogadores da equipe do Ituano e os campeões da Homeless World Cup 2017 também marcarão presença no evento, no Centro de Lazer Bandeirantes, com entrada gratuita.
Homeless World Cup – Organizada anualmente desde 2003, a Homeless World Cup é torneio internacional de futebol de rua que tem como proposta de incluir, por meio do esporte, pessoas que vivem à margem da sociedade, em situação de rua. Itália, Brasil, Áustria, Afeganistão, Chile e México são alguns dos países que já foram campeões do torneio, sendo a seleção brasileira detentora de títulos em 2010, 2013 e 2017. No Brasil, a Homeless World Cup é representada pela ONG Futebol Social.
Futebol Social: entenda as regras – No futebol social, a quadra é reduzida, tem apenas 22 metros de comprimento e 16 de largura. O time vencedor ganha três pontos no campeonato, o perdedor, zero. Em caso de empate, disputa alternada de pênaltis, com dois pontos para o vencedor e um para o time que perder. São dois tempos de sete minutos, com intervalo de um minuto. Os goleiros não podem sair da área, marcar gols, ou fazer cera. Os jogadores de linha também não estão permitidos a invadir a área dos goleiros, sob a pena de um pênalti do time adversário. O Fair Play (jogo limpo) é incentivado nos torneios e um troféu exclusivo é destinado ao time que demonstrar e jogar com o espírito genuíno do futebol.
Para os jogadores que não atuarem nesse espírito do Fair Play, penalidades: cartão azul (dois minutos) ou vermelho (expulsão do jogo) e, em último caso, exclusão do torneio. Pelo menos um jogador deve ficar no campo oposto, ou seja, três atacam e dois defendem. Uma falta será marcada contra o time que ficar totalmente em seu lado. Se um jogador recebe um cartão azul, enquanto o time estiver com jogador(es) a menos, esta regra não é válida. Da mesma maneira, esta regra não vale se um jogador recebe um cartão vermelho.
Serviço
Etapa Nacional do Circuito Futebol Social
Data: 25 e 26 de agosto
Horário: 9h às 17h
Local: Centro de Lazer Bandeirantes
Endereço: Av. Bandeirantes, São Roque (SP)
Sobre a Penalty – Especializada em produtos para a prática esportiva, a Penalty® foi criada em 1970 pelo Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. A marca é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no País. Na década de 1990, a Penalty seguiu com projetos de expansão e anunciou a criação de uma filial na Argentina, a primeira fora do Brasil, consolidando sua presença na América do Sul e no cenário internacional. A Penalty é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades com bola: FIFA (futebol), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol).
Sobre a Ong Futebol Social – Com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Penalty, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Participam jovens de 16 a 21 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento. Desde 2004, o projeto já atendeu mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).
Mais informações sobre o Futebol Social:
Site: http://www.futebolsocial.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/fsbrasil
Twitter: https://twitter.com/futebolsocial
Instagram: https://instagram.com/futebol.social
Youtube: https://youtube.com/futebolsocial