Levar informação e prevenção para produtores e trabalhadores rurais em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Com este objetivo, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveu, no último sábado (10), a quarta edição do programa Saúde do Homem e da Mulher, na Escola Municipal Eduardo Pereira Calado, localizada no município de Novo Horizonte do Sul. No total, foram realizados mais de 1,3 mil atendimentos no evento que ofereceu consultas, coletas de exames preventivos do câncer de próstata e útero, além de atendimento odontológico e emissão de documentos como a carteira do SUS – Sistema Único de Saúde.
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, destacou a evolução na longevidade da população brasileira nas últimas três décadas e os motivos que colaboraram para melhoria deste quadro. “Pesquisas recentes apontam que a expectativa de vida do cidadão aumentou de 63 para 75 anos de idade. Este salto de qualidade demonstra que é fundamental investir em ações e programas preventivos, por isso, estamos empenhados em buscar parcerias para alcançar cada vez mais pessoas da área rural”, ressaltou.
Saito parabenizou a mobilização realizada pelo Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, o que vem resultando em números expressivos de capacitação profissional e programas sociais. “O nosso programa de responsabilidade social, o Agrinho MS, está presente aqui no município fortalecendo as bases educativas do ensino fundamental nas escolas públicas. E hoje estamos acompanhando a primeira repercussão, com a inauguração de uma horta aqui na escola, na qual os alunos terão oportunidade de aprender e manipular a produção de alimentos saudáveis”.
Para a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel, foi motivo de muita satisfação receber esta ação que pode salvar vidas e contou com apoio de vários segmentos da sociedade. “É uma oportunidade excelente e que atende toda família, com consultas, exames, prestação de serviços e entretenimento. Agradecemos o apoio de todos os envolvidos, o que possibilitou o atendimento de quase 300 pessoas”, argumenta a representante sindical, detalhando ainda: “Além disso, estão em funcionamento programas de assistência técnica como o Hortifruti legal e Mais Leite, e o Agrinho MS, colaborando com o desenvolvimento pedagógico de nossos alunos”.
Prevenção e conhecimento – O trabalhador rural, Vicente Oliveira dos Santos, se deslocou da área rural até a escola, para buscar uma consulta preventiva. “Cuido de uma propriedade rural aqui no município e aproveitei para vir ao médico, pois, é difícil sair durante a semana. Gostei muito do evento e acredito que deveria ter todo ano”, opina.
A dona de casa, Maria de Fátima dos Santos, contou que ficou sabendo da ação por um programa de rádio local e aproveitou para realizar os exames preventivos de rotina. “Gostei da data escolhida, pois, podemos aproveitar mais o evento sem atrapalhar o dia de trabalho. Depois que terminar os exames quero ir até o salão e cuidar do visual”, comenta.
O médico urologista, Jamal Salen, representou uma das parceiras do programa, a SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia. Na avaliação do especialista, a iniciativa do Sistema Famasul e Senar/MS é fundamental para conscientização do homem rural, sobre os benefícios da prevenção ao câncer de próstata. “Verificamos que muitos homens ainda têm receio de fazer os exames, mas, acredito que houve um aumento significativo no número de informações sobre a glândula, ou mesmo consultas de rotina. E grande parte do mérito se deve as mulheres que conversam com seus esposos, filhos e parentes sobre a necessidade de prevenir, evitando notícias desagradáveis”, retrata.
Salen reforça o diferencial do programa do Senar/MS, por atuar de forma itinerante facilitando o acesso de quem mora fora da cidade. “A população só tem a ganhar com iniciativas como esta, então, é importante divulgar com conhecidos e familiares quando o evento acontecer na sua região. Quero reforçar que existem outras doenças tão preocupantes quanto o câncer, como a disfunção erétil, ejaculação precoce e infertilidade masculina. São várias infecções que afetam a qualidade de vida do público masculino e o câncer nesta região é a segunda causa de morte entre homens”, conclui.
Participaram do evento as seguintes autoridades: prefeito de Novo Horizonte do Sul, Marcilio Alves e a primeira dama, Marli Kessler, os deputados estaduais, Renato Câmara e Onevan de Matos, representantes da Câmara dos Vereadores e o presidente do sindicato rural de Jateí, José Pereira da Silva.