SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching) lança E-Book gratuito sobre a profissão

Material reitera a seriedade e a credibilidade do coaching no Brasil e estará disponível para download a partir do dia 12/02, no site da entidade.

Foto: Divulgação

A partir do dia 12/02, a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching), uma das maiores organizações de coaching do mundo e referência em treinamentos de alta performance, disponibilizará gratuitamente um e-book em seu site (www.sbcoaching.com.br), no qual reitera seu compromisso com a seriedade e a credibilidade do coaching praticado no Brasil. O objetivo do material é disseminar informações sobre os reais benefícios, os processos e as práticas do coaching, tanto para quem exerce a profissão, quanto para quem busca o auxílio de um profissional da área.

“A SBCoaching conta com profissionais sérios que dedicam suas vidas ao aprendizado contínuo com o intuito de ajudar indivíduos, times e empresas a encontrar seu propósito, definir objetivos claros e conquistar resultados efetivos por meio do coaching. Afinal, conhecemos o poder positivo e transformador da atividade e temos como missão esclarecer e divulgar essa prática para que cada vez mais pessoas possam se beneficiar dela.”, diz Villela da Matta, presidente, fundador da SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching) e responsável por trazer o coaching para o Brasil, há 20 anos.

O coaching é uma assessoria pessoal e profissional que utiliza procedimentos orientados e cientificamente validados para alcançar resultados superiores e positivos. Com ele, é possível entender como pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos e evoluímos.

O foco das estratégias de coaching abarca, entre outros fatores, o aprofundamento da autoconsciência por meio de ações contínuas de aprendizado. Essas ações têm uma base multidisciplinar que incorpora estudos da Psicologia Cognitiva, Comportamental, e Positiva, das Ciências Organizacionais e da Neurociência, além de conceitos de Filosofia, Educação e Administração (negócios, processos e liderança).

Com o auxílio do coach, um profissional apto e conhecedor de técnicas e ferramentas que visam promover o desenvolvimento humano, o cliente tem a oportunidade de transformar e otimizar seu desempenho de maneira gradual e consistente em diversos níveis, seja em sua vida ou carreira. Essa parceria é baseada em um diálogo cujo objetivo é levar o coachee (o cliente do coach) a ter mais satisfação e elevar sua performance – resultados obtidos por meio de procedimentos específicos e acompanhamento por um período determinado.

É importante frisar que, embora utilize conceitos de diversas áreas da psicologia, o coaching é bastante distinto desta disciplina. Apenas o psicólogo é autorizado por lei a praticar a psicologia. E apenas o psicólogo ou outros profissionais de saúde estão habilitados a tratar disfunções, distúrbios e traumas.

É função do coach tirar a pessoa de sua zona de conforto e a exercer uma certa pressão para estimulá-la a agir em prol de seus objetivos. Para o indivíduo funcional, isso atua como estímulo e desafio. Para quem se encontra em um estado disfuncional, a pressão pode ter um efeito oposto, como a intensificação de seu sofrimento e até mesmo a exacerbação de certas tendências e impulsos.

O material traz dicas para quem deseja contratar um coach, informações para quem deseja estudar ou se aperfeiçoar nessa carreira. Além disso, o e-book reforça o Código de Ética e de Conduta do Coach, da SBCoaching, o qual é seguido por cerca 30 mil coaches que se comprometem a não usar informações falsas ou enganosas a respeito do coaching, visando conquistar novos clientes e a não prometer o que não se pode cumprir.

Coaching não é terapia tradicional, nem alternativa e jamais será

Neste link está publicada uma explicação técnica e didática sobre esta questão, e que representa o posicionamento da SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching). http://goo.gl/LUwtY3

Informações e curiosidades sobre coaching

  • Conforme estudo publicado no Public Personnel Management Journal, os profissionais que participam de treinamentos gerenciais aumentam em 22,4% sua produtividade. Já os que passam por um processo de coaching, após esse mesmo treinamento, aumentam sua produtividade em 88%.
  • Segundo o jornal Executive Channel, mais de 40% dos executivos dos EUA já passaram pelo processo de coaching. O método é tão difundido no país que, em muitas empresas, o serviço de coaching é oferecido como benefício do cargo.
  • Só nos Estados Unidos, mais de 40 mil executivos possuem coaches, conforme dados da Revista Fortune.
  • Dados publicados pela Bristol University, apontam que 88% das organizações no Reino Unido utilizam coaching.
  • Só nos Estados Unidos, o coaching movimenta anualmente 2,4 bilhões de dólares, e este número só tende a aumentar nos próximos anos, segundo pesquisas.
  • Os ex-presidentes Nelson Mandela, Bill Clinton e Barack Obama, a apresentadora Oprah Winfrey, a campeã do tênis Serena Williams são algumas das muitas personalidades internacionais que já recorreram ao coaching em algum momento de suas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo