Sebrae e UCDB atuarão em conjunto para estudar pequenos negócios de MS

Parceria viabiliza produção científica sobreo perfil empreendedor e oportunidades de negócios para microempreendedores individuais e microempresas atendidas pelo projeto Negócio a Negócio.

Foto: Divulgação

O Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) firmaram uma parceria para produzir conhecimento científico sobre os pequenos negócios do estado.

De acordo com a parceria o Sebrae irá disponibilizar informações qualitativas das empresas que participaram do Programa Negócio a Negócio desde 2010 e a UCDB irá realizar a análise dos dados e publicar os artigos científico, dissertações e outros trabalhos sobre o tema.

O professor Dr. Michel Constantino, coordenador do projeto de extensão na universidade, explica que cerca de dez pessoas, entre mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento Local, e graduandos em Administração, produzirão análises sobre os empreendimentos. “A ideia é entender melhor os diagnósticos dos micros e pequenos negócios e fazer com que o aluno possa trazer soluções para esses estabelecimentos”, diz Constantino.

O Negócio a Negócio atendeu neste ano a mais de 12 mil microempreendedores individuais e microempresas de Mato Grosso do Sul, sendo 6.652 de Campo Grande e 5.247 de 26 municípios no interior. “Há pouco tempo, o empresário tinha dois, três funcionários. Hoje, ele está sozinho e, por isso, precisa ainda mais da ajuda do Sebrae”, aponta Cláudio Mendonça, superintendente da instituição de apoio aos pequenos negócios em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 33 Agentes de Orientação Empresarial (AOE) visitaram os estabelecimentos, de porta em porta, no estado. “Eu me encontrei neste projeto, por poder ajudar o empresário”, garante a agente Deusly Meneguzzo.

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Casos de sucesso

“O Sebrae contribui muito para o meu crescimento. Antes eu não sabia nada sobre empreender”, afirma Simone Vasconcelos, proprietária da SL Modas e Acessórios, localizada no bairro Tiradentes, na capital. Após ser assaltada e perder todos os produtos e o estoque da loja, a empresária contou com a ajuda do Negócio a Negócio em seu recomeço.

Já Naja Cardoso, da Lavanderia Aquarela, instalada no bairro Amambaí, assumiu o negócio da mãe e hoje utiliza as planilhas fornecidas pelo Negócio a Negócio para as áreas de Finanças, Marketing, Vendas e Recursos Humanos. Para ela, os arquivos foram fundamentais à gestão de sua empresa.

Na contramão da crise financeira, Abmael de Souza, dono da Barbearia Bigode Grosso, do Jardim Tijuca, afirma que já colocará “a quarta cadeira” no local, que, além dos cabeleireiros e barbeiros, conta também com um tatuador. “Nunca tinha coragem de arriscar. Até que decidi estudar a região, me planejar”, ressalta o empreendedor.

Os três empresários foram escolhidos para representar os diversos casos de sucesso do projeto, em evento de encerramento do ciclo 2016 da iniciativa, realizado em novembro na sede do Sebrae na capital.

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Como funciona o projeto

O Negócio a Negócio é uma solução gratuita do Sebrae que faz orientações e recomendações empresariais sobre gestão para microempreendedores individuais e microempresas.

O Agente de Orientação Empresarial realiza duas visitas aos estabelecimentos. Na primeira vista, aplica o diagnóstico de gestão empresarial do negócio, para avaliar o nível de maturidade da empresa, na segunda visita, entrega o plano de ação da empresa juntamente com o caderno de ferramentas que aborda áreas como finanças, mercado, pessoas, organização e entre outros.

A previsão é de que 14 mil empresas sejam atendidas em 2017. Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.

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