Embora não representem uma fatia expressiva do mercado brasileiro, os modelos híbridos e elétricos têm uma boa quantidade de lançamentos para 2020.
Os fabricantes apostam no nicho em peso e, mesmo que não tenham volume expressivo, a promessa é que tais carros se tornem presença constante nas ruas.
Ford Escape PHEV
O Ford Territory será lançado até meados de 2020. Mas a marca tem outros dois utilitários programados para o Brasil. O Adventurer (nome provisório) será trazido até 2021, mas o Escape híbrido plug-in deve chegar até o final do ano que vem.
O modelo tem dois motores: um 1.5 turbo e um outro elétrico. Juntos, geram 200 cv.
E o melhor é a autonomia: como o SUV tem motor elétrico mais forte do que em um híbrido convencional e, de quebra, pode ser recarregado, a autonomia na eletricidade chega a 50 km.
Audi e-tron
O primeiro elétrico de produção da Audi desembarca aqui até maio de 2020 e já está em pré-venda. O valor de R$ 460 mil fica próximo dos R$ 452.200 pedidos pelo seu principal concorrente, o Jaguar I-Pace.
E o crossover alemão tem bons argumentos de vendas para concorrer de igual para igual com o britânico. A começar pelas tecnologias incomuns, a maior delas a ausência de retrovisores, substituídos por câmeras — não há impedimentos legais para a adoção do recurso no Brasil.
São dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, o que garante tração integral ao Audi. A potência combinada é de 355 cv e 57,1 kgfm, mas pode chegar a 402 cv e 67,7 kgfm no modo Boost.
Com ele, o e-tron vai de zero a 100 km/h em 5,7 segundos. E a autonomia chega a 400 km.
Mercedes-Benz EQC
Outro concorrente do e-tron será o Mercedes-Benz EQC. Tal como o I-Pace e o e-tron, o crossover tem um motor para cada eixo. Juntos, produzem 408 cv e uma patada de 76 kgfm a qualquer cravada no acelerador.
A arrancada da imobilidade aos 100 km/h leva 5,1 s, de acordo com dados oficiais. E a autonomia é extensa: 450 km totais.
Porsche Taycan
O primeiro Porsche elétrico é um dos lançamentos mais aguardados de 2020. O carro começará a ser vendido nos seis primeiros meses do ano e chegará no segundo semestre e promete colocar uma pimenta verde no que se espera de um elétrico.
A arrancada de zero a 100 km/h é vencida em 2,8 segundos – desempenho de Porsche 911 Turbo S.
Não é para menos: são 761 cv na versão Turbo e 107,7 kgfm, torque de caminhão. O modelo menos forte também não decepciona e oferece 680 cv e 86,7 kgfm. O estilo cupê de quatro portas será outro argumento forte.
O preço, contudo, promete ser parelho com o Panamera e Cayenne mais caros, algo em torno de R$ 1 milhão.
Volvo XC40 híbrido
A versão elétrica do SUV está prometida para 2021, mas o híbrido plug-in chegará no ano que vem. Batizado como XC40 T5 Twin Engine, o Volvo conta com motor 1.5 turbo de três cilindros, capaz de gerar 180 cv, mas o grande barato é o auxílio do propulsor elétrico.
A performance fica entre o T4 e o T5. São 7,3 segundos no zero a 100 km/h e a velocidade máxima chega a 210 km/h. Mas os números de economia são imbatíveis. Com quase 50 km de autonomia na eletricidade, o utilitário promete ultrapassar os 20 km/l com muita facilidade. O preço será inferior a R$ 240 mil.
JAC iEV60
À maneira do iEV20, o JAC T60 também vai gerar uma versão elétrica: o iEV60. O SUV médio tem 150 cv e 33,6 kgfm de torque. A autonomia promete chegar a 380 km. Confirmado para maio, o modelo já teve seu preço anunciado: R$ 209.900
Há algumas diferenças de estilo em relação ao JAC convencional. A maior delas é a ausência de grade do motor. Outro ponto: a tecnologia i-Pedal tem funcionamento semelhante aos dos recursos oferecidos pelo Chevrolet Bolt e Nissan Leaf.
Basta tirar o pé do acelerador para o freio-motor agir com muita intensidade. Com isso, nem é necessário usar muitos os freios. Uma boa maneira de estender a autonomia.