“Jardim é um município que vem se destacando regionalmente na atividade agropecuária e vocês, que estão aqui hoje recebendo o certificado de conclusão nas capacitações, estão de parabéns, pois, buscam o conhecimento e participam do desenvolvimento da região”. A afirmação foi feita pelo vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, durante a cerimônia de certificação realizada nesta quinta-feira (23), no Sindicato Rural de Jardim.
No total, 739 participantes receberam os certificados pela conclusão nos cursos do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizados durante o ano de 2016. O presidente do sindicato, José Eduardo Meireles Grubert, ressaltou que os resultados foram possíveis pela parceria firmada junto à Prefeitura e associação comercial do município. “Estamos satisfeitos com a quantidade de pessoas que se comprometeram a participar das capacitações e nossa meta para este ano é dobrar o número de pessoas atendidas. Esperamos que todos possam utilizar estes conhecimentos para melhoria da qualidade de vida e geração de renda familiar”, observou.
O município de Jardim, localizado a 239 quilômetros de Campo Grande, vem conquistando um crescimento expressivo nos últimos anos, conquistando a 14ª colocação regional no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano mensurado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, participando ainda em 33% do PIB – Produto Interno Bruto do Estado. Entre as principais atividades econômicas estão a pecuária de corte, cultivo de soja, milho e cana-de-açúcar.
Na avaliação do prefeito, Guilherme Monteiro, é fundamental que o Poder Executivo esteja alinhado com ações sociais que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade. “Quero parabenizar os formandos e lembrar que o trabalho do Senar/MS alcança outros setores como a educação de nossas crianças, por meio do Agrinho MS e também da Equoterapia representada pelo projeto Passo a Passo”, pontuou.
Desenvolvimento e qualidade de vida – Placídio de Sousa Alves tem 34 anos e trabalha com produção de bolos e salgados para festas e eventos. Com três certificados recebidos ele destaca quais os principais benefícios que os cursos trouxeram para sua atividade. “Na área de alimentação eu participei do curso de Bolos Confeitados e Processamento de Tomate e fiquei muito satisfeito com as técnicas que foram ensinadas. Além de otimizar o tempo no preparo das encomendas estou economizando cerca de 30% na produção de salgados, pois aprendi a preparar o extrato de tomate e o catchup, bem como utilizar as medidas corretas na produção de bolos. Posso dizer que o Senar foi de grande valia para meu negócio”, argumenta.
Para a aposentada Ana Maria Lopes, 59 anos, o Senar/MS chegou como uma alternativa de geração de renda e qualidade de vida para toda família. “Antes eu tinha que comprar pão na padaria, já que não sabia fazer. Agora, ganho dinheiro aceitando encomendas e ainda faço para meus familiares. Eles me entregam os ingredientes e atendo todo mundo”, exclama.
Ela conta que participou de cinco capacitações ano passado e já planeja a próxima: “Eu já fiz uma horta pequena na minha casa e na minha filha, depois de participar do curso de Implantação e Manejo de Horta. Agora quero participar do curso de Informática Básica, pois, faz muita falta na vida da gente, até para ir no banco. Na minha opinião o Senar veio completar minha vida”, conclui emocionada.