Buscando consolidar a valorização de sua cultura com movimentos e participando de ações estratégicas da Cultura Pantaneira, a Prefeitura Municipal de Rio verde de Mato Grosso em parceria com entidades e órgãos como o Governo do Estado, SEBRAE, Comunidade Kolping, Ponto de Cultura CTP, tem buscado desenvolver seu potencial turístico e cultural nesta perspectiva.
O movimento de valorização da cultura Pantaneira, já vem sendo trabalhado na prática através de ações integradas envolvendo escolas nas suas diversas atividades culturais, projetos sociais, comunidade e setores culturais.
Desde 2013 a Prefeitura realiza em parceria com a Comunidade Kolping, Ponto de Cultura CTP a “Semana da Valorização da Cultura Pantaneira”, com várias atividades culturais, gastronômica, exposições que buscaram valorizar e evidenciar a riqueza cultural presente no território e no homem pantaneiro.
O sistema Municipal de Cultura do município, vislumbra a necessidade do fortalecimento das raízes culturais que cercam a grande maioria da população nativa da região e por outro lado desenvolver o potencial turístico, com essa potencialização a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, através de atividades despertam em todos, o sentimento de pertencimento a esta cultura, proporcionando atividades de entretenimento, entre elas shows com grandes representantes da cultura pantaneira.
Para valorizar a cultura promovendo a cidadania, é que a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso, realizará a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira.
De 9 a 15 de novembro, a cidade estará repleta de muita música, gastronomia, saúde, assistência social, artesanato e muitas outras atividades reunidas em uma grande festa em homenagem à cultura do nosso Estado.
O Pantanal
A vida no Pantanal não é tarefa fácil, apesar da imagem de paraíso. É difícil adaptar-se ao pulso anual de inundação e ao isolamento promovido pelas águas.
Os pantaneiros são conhecedores de plantas medicinais e das condições do clima. O vaqueiro pantaneiro guarda consigo conhecimentos de toda dinâmica do Pantanal, aprendizado necessário àqueles que precisam conduzir o gado pelas vazantes para escapar das enchentes, pois formam-se até hoje grandes comitivas de gado que atravessam os pantanais.
Muitos peões pantaneiros são descendentes de paraguaios que migraram procurando trabalho após a guerra do Paraguai. Entre suas habilidades estão a doma do cavalo e a confecção de artefatos de couro.
Os piscosos rios proporcionaram uma cultura de pesca em toda a região. O pescador pantaneiro, pela observação do ambiente, tornou-se conhecedor do comportamento dos peixes; sabe em quais partes do rio a fauna aquática costuma se abrigar e pela observação do nível das águas reconhece se vai dar peixe.
O tereré, mate gelado, é costume dos Guaranis e símbolo de toda a região. Amigos se encontram nas rodas de tereré para prosear e se refrescar. Já é um hábito incorporado à grande parte da população urbana de Rio Verde. O chimarrão, mate quente, é apreciado e chegou ao Pantanal com os gaúchos.
Na música, existem registros de ritmos únicos da região, como o siriri e o cururu, sons tirados da viola-de-cocho – instrumento rústico, feito do tronco de árvores e que antigamente tinha cordas de tripa de bugio. É grande a influência dos ritmos paraguaios, como a guarânia, a polca e o rasqueado, disseminados no Mato Grosso. Bailes com esses ritmos, associados ao vanerão e ao xote dos gaúchos, são frequentes nos municípios do Pantanal. Também foram criados muitos Clubes de Laço e feiras agropecuárias.
Cronograma de ações Evento; Semana da Valorização da Cultura Pantaneira Rio Verde de 09 a 15 de Novembro de 2015.
Programação
09/11 – Segunda-Feira
09h Abertura Oficial da SVCP Hinos: Nacional, Estado MS e Município e Cantos Pantaneiros.
10/11 – Terça-Feira
Cantos Pantaneiros
11/11 – Quarta-Feira
07h as 09h Palestra SENAI; Edital SESI SENAI conceitos de inovação, Uma forma fácil e barata de inovar, ferramentas de modelagem de negócios.
09:30h as 11:30h Palestra SENAI; Programa SENAI Carne Vermelha, formas de preparação de carne bovina Higiene e tipos de cortes.
Cantos Pantaneiros 09:30 Escola Tomaz B. Rangel
19h Jantar Tradicional cabeça de boi assada.
Receptividade Crianças da Creche Menino jesus.
Apresentação do Ponto de Cultura
12/11 – Quinta-Feira
13h as 15h Palestra SENAI; Norma de Desempenho e o impacto na construção civil, tipos de ensaios necessários para o atendimento à Norma.
13h as 17h Clínica Gastronômica tecnológica, Identificação de Ponto de Cultura anexo à Setor Gastronômico: Empresários Anhanguera UNIDERP insumos da região. Desenvolvimento de produtos gastronômicos: harmonização de insumos, montagem e apresentação dos pratos. Criação de fichas técnicas.20 vagas, Inscrições no 3292-1837/3292-1813
15:30h as 17:30h Palestra SENAI; Implantar Sistemas de Tratamento de esgoto em unidades rurais como: sítios, fazendas, chácaras e outras propriedades, interessados em promover o uso sustentável do meio ambiente.
Cantos Pantaneiros. 18h Colônia Paredes
13/11 – Sexta-Feira
Oficina de culinária mirim. 20 vagas por turma.
1° turma 08h as 10h
2° turma13h as 15h
3° turma15:30h as 17:30h, Inscrições no 3292-1837/3292-1813
19h Exposição do Trabalho das Escolas
Desfile Cívico Pantaneiro
Ponto de Cultura cantos pantaneiro
22h Show Delinha e Banda e Tostão e Guarany
14/11 – Sábado
12h Almoço com Churrasco
19h Apresentação Escola de Musica
Festival de música “Voz Pantaneira”
Apresentação de Danças Típicas
22h Shows com Marcelo Loureiro e Geraldo Espindola
15/11 – Domingo
11h Concurso de Berrante
12h Almoço com Churrasco
Fonte: AsscomRV