Campo Grande (MS) – O evento chega em sua 10ª edição com uma programação repleta de atividades, homenagens e o que de melhor há no artesanato sul-mato-grossense. De 13 a 19 de março em vários pontos da cidade, serão sete dias para homenagear, divulgar e comercializar o artesanato sul-mato-grossense bem como proporcionar intercâmbio entre aqueles que utilizam as mãos como instrumento de trabalho e que em 19 de março comemoram seu dia. O evento é uma realização da Fundação de Cultura do governo do Estado, Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e das associações da categoria, em parceira com o Sebrae, Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e SESC.
No dia 13/03 (segunda-feira) acontece o Seminário do Artesanato no auditório do Sebrae das 8h às 12h e das 14h às 18h. Uma oportunidade de os artesãos reciclarem e adquirirem novos conhecimentos acerca do ofício que exercem. Os temas variam desde a Previdência Social, benefícios do MEI, regras tributárias, alimentos artesanais e vigilância sanitária, certificação de registro para bebidas artesanais e até a Lei da Regulamentação da Profissão de Artesão.
Já no dia 14/03 (terça-feira) às 19h na Morada dos Baís, será feito o lançamento do registro como bem imaterial do Modo de Fazer dos Bugres da Conceição e também a exibição do documentário “Conceição dos Bugres” produzido pelo cineasta Cândido Alberto da Fonseca. A noite ainda terá show com Guga Borba e homenagens aos artesãos.
A noite honrosa com sessão solene na Assembleia Legislativa irá acontecer no dia 16/03 (quinta-feira) às 19h, onde na ocasião, será feita a entrega da Medalha Conceição dos Bugres aos artesãos.
E finalizando a semana, no dia em que se comemora o Dia do Artesão, domingo (19/03), que aliás é dia de São José, o carpinteiro, daí a atribuição à data comemorativa, será um dia marcado por uma extensa programação que começa às 9h e vai até as 18h na Praça dos Imigrantes.
Cerca de 400 artesãos irão expor e comercializar aproximadamente 2000 peças, com preços que variam de R$ 0,50 a R$ 500,00. Também haverá comidas típicas da gastronomia regional, apresentações culturais, música, capoeira, danças folclóricas gaúchas, poesia, pintura facial para as crianças, artes visuais e as participações especiais do palhaço Brotoeja e da Confraria Sociartista.
Para Katienka Klain gerente de atividades artesanais da FCMS, a principal contribuição que a semana oferece, além de valorizar o artesanato sul-mato-grossense é a disseminação de conhecimento, “os artesãos são sedentos de informação e nós procuramos com a semana, esclarecê-los acerca de suas principais dúvidas”. Klain também reitera que Mato Grosso do Sul é o único estado do país que tem uma Semana do Artesão instituída por Lei, no caso a número 4.098 de 17 de 14 de outubro de 2011.
Programação
13.03 (Segunda-feira)
Seminário do Artesanato
Local: Auditório do SEBRAE/MS
Horário: 8h às 18h
Público alvo: artesãos de MS
Obs: As inscrições deverão ser realizadas previamente por meio dos seguintes contatos: 67
3316-9152 / 3316-9107 / artesanato.fcms@hotmail.com, ou ainda no dia do evento.
14.03 (Terça-feira)
Conceição, Os bugres e Cultura de MS
Local: SESC Morada dos Baís
Horário: 19h
16.03 (Quinta feira)
Noite Honrosa: “Medalha Conceição dos Bugres”
Local: Plenário da Assembleia Legislativa de MS
Horário: 19h
19.03 (Domingo)
Dia do Artesão na Praça
Local: Praça dos Imigrantes – Rua Rui Barbosa, 65.
Horário: 9h às 18h
Público alvo: artesãos e familiares
13.03 (Segunda-feira)
Programação Seminário do Artesanato
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura
9h – Palestra: O Artesão e a Previdência Social (INSS)
9h50 – Palestra: Como se tornar um Microempreendedor Individual
10h40 – coffee break
12h – Intervalo para o almoço
14h – Regras tributárias aos artesãos de MS (SEFAZ)
15h – Alimentos artesanais e a Vigilância Sanitária (SESAU)
15h50 – Certificação de registro para bebidas artesanais (Ministério da Agricultura)
16h40 – Intervalo
17h – Lei da Regulamentação da Profissão de Artesão (Confederação Nacional dos Artesãos)
18h – Encerramento