O Instituto InterCement está em clima de comemoração pelos resultados alcançados em 2017 com o projeto Semana do Bebê, movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeiríssima infância, na cidade de Bodoquena, Mato Grosso do Sul. O programa, idealizado pela Unicef em parceria com Fundo de Solidariedade Cultura Pastoral da Criança, é realizado pela InterCement Brasil, umas das maiores cimenteiras do país e o Instituto InterCement.
Durante uma semana, 17 cidades espalhadas pelos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco receberam o projeto, totalizando 14 semanas de atividades, mais de 3 mil atividades e um público atendido de mais de 30 mil pessoas.
As cidades participantes contaram com programação para toda a família com atividades como rodas de debates sobre comportamento, teatro de fantoches, oficinas de artesanato, palestras sobre de saúde para crianças, sarau, dança e muito mais. Além disso, 14 cidades aderiram ao projeto por meio de Lei Municipal o que torna a Semana do Bebê oficial no calendário da cidade. A medida garante que a realização da ação, aconteça todos os anos, independentemente da gestão da empresa ou do município.
Bodoquena recebeu a edição de 2017 em setembro com uma programação recheada de atividades como oficinas, palestras, recreação e rodas de bate-papo sobre a infância. No total, foram atendidas mais de 800 pessoas na cidade.
“Estamos muitos felizes com os resultados da Semana do Bebê de 2017, pois trabalhamos duro ao logo dos cinco anos de projeto com apoio de nossos colaboradores, voluntários, comunidade e poder público. Comparado com 2016, crescemos 43% no número de participantes, o que mostra o quanto os assuntos sobre a primeira infância e seus cuidados são de interesse da sociedade”, ressalta Carla Duprat, Diretora do Instituto InterCement.
Estudos realizados pelo Instituto InterCement mostram que após a implementação do projeto, as cidades tiveram aumento nos números em relação aos cuidados com a gestação e crianças:
- O número de nascidos vivos aumentou em 12 das 14 cidades
- Metade dos municípios reduziram o número de partos cesáreos e de mães adolescentes
- Número de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas de pré-natal também aumentou em 50% dos municípios
- 8 cidades aumentaram a taxa de aleitamento materno exclusivo
“Além das conquistas com relação à gravidez e aos primeiros meses de vida das crianças, avançamos também no acesso a creches e pré-escolas em 11 municípios. Destacamos que além da ampliação no número de matrículas, acreditamos ser fundamental debater a qualidade na educação. Por isso, apoiamos diversos projetos que complementam a Semana do Bebê como Brincadiquê, que acontece em Santana do Paraíso (MG), Apiaí e Itaoca (SP, Cata-vento que é realizado em Ijaci (MG); Aconchego, que acontece em Cajati (SP); Aquarela, em Cezarina (GO) e Ser Brincante, em Brumado (BA) ” complementa Carla Duprat.