Senai MS imprime maquete 3D do Bioparque Pantanal para experiência tátil com deficientes visuais

A experiência tátil é uma das ferramentas de inclusão e acessibilidade para deficientes visuais que visitam o Bioparque Pantanal. A partir de agora, graças à parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai MS), uma maquete do maior aquário de água doce do mundo, impressa em 3D, está disponível no “Espaço Biotátil” do ponto turístico.

Senai MS imprime maquete 3D do Bioparque Pantanal

Foto: Lara Miranda

Com o toque das mãos, os visitantes poderão explorar ainda mais o local e conhecer os detalhes do empreendimento por meio das texturas e formas da impressão. O servidor público Richard Rannier foi um dos primeiros a conhecer a nova maquete. Ele disse que gostou muito da experiência de conhecer a estrutura do local: “Pude entender com precisão a forma externa da construção”.

Richard também destacou o fato de a equipe trabalhar com alegria e entusiasmo. “É muito bacana encontrar pessoas que trabalham em algo de que gostam”.

Senai MS imprime maquete 3D do Bioparque Pantanal

Experiência tátil é oferecida para pessoas cegas e deficientes visuais no Bioparque (Foto: Lara Miranda)

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, falou sobre a parceria com o Senai MS e o que a maquete representa para o trabalho de inclusão realizado no empreendimento.

“Agradecemos a todos os envolvidos na criação da maquete, que, de certa forma, contribuiu para um Bioparque verdadeiramente para todos. Esse recurso garantirá que todos possam se conectar com a beleza arquitetônica do local, independentemente de suas habilidades visuais”.

Além da maquete em 3D, o “Espaço Biotátil” possibilita que deficientes visuais conheçam, pelo tato, diferentes espécies de animais e elementos que compõem a cenografia dos tanques. O local conta com animais taxidermizados, como piranhas, jacarés e cobras.

O diretor regional do Senai MS, Rodolfo Mangialardo, também destacou a importância da parceria e de poder contribuir com a inclusão, fazendo a diferença na experiência de cada visitante.

“Para nós, é uma oportunidade fantástica fazer parte disso. Quero agradecer a oportunidade de estar junto do Bioparque e do Governo do Estado, fazendo algo simples, mas que faça a diferença durante a visita, garantindo que as pessoas deficientes visuais possam sentir onde estão”.

Autor: Rosana Moura, Comunicação Bioparque Pantanal
Fotos: Lara Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo