Senar/MS apresenta evolução do atendimento em cursos no 2º Encontro de Instrutores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Os resultados apresentados aqui hoje foram possíveis graças ao comprometimento de todos vocês”. A afirmação foi feita pelo superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta, durante a abertura da segunda edição do Encontro de Instrutores, realizada em Campo Grande. O evento prossegue até sexta-feira (19) e reúne 210 profissionais, responsáveis pela execução de 137 cursos oferecidos pela instituição.

O encontro tem objetivo de promover a atualização pedagógica dos profissionais e contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho realizado com os produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso do Sul, em parceria com os 68 sindicatos associados.

“Em 2015, os cursos de formação profissional e promoção social atenderam 34 mil pessoas em todo Estado. Para este ano, estimamos um aumento de 20% na demanda, auxiliada pelas capacitações solicitadas a partir dos programas especiais e assistência técnica”, detalha Beretta.

No setor de PPE – Programas e Projetos Especiais os destaques ficaram por conta do projeto Pingo d’Água, que levou atendimento odontológico para mais de cinco mil trabalhadores rurais em 14 municípios. “Nossa programação é chegar em 24 cidades e atender pelo menos oito mil pessoas. Com apoio dos parceiros de cada localidade conseguimos mobilizar atendimento a quem não tem condições ou tempo para ir ao dentista”, conclui o superintendente.

Assistência Técnica diferenciada – A metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS está em funcionamento há pouco mais de dois anos e já registra números expressivos em Mato Grosso do Sul. Em 2014 foram atendidas 951 propriedades contra 1.541 no ano passado. Para 2016, a previsão é ampliar a assistência para 2.074 famílias, em cinco setores disponíveis: bovinocultura de leite e corte, florestas, hortifrutigranjeiros e piscicultura.

Um exemplo apontado pelo superintendente regional foi o atendimento realizado na Cooplaf – Cooperativa de Terenos desde outubro de 2014. “Temos equipes dos programas Mais Leite e Hortifruti Legal atendendo 195 produtores familiares associados à Cooplaf e o resultado que hoje acompanhamos nasceu da realização dos cursos do Senar/MS”, argumenta Beretta.

Na área educacional foram citados, ainda, o programa de responsabilidade social do Senar/MS, o Agrinho que objetiva complementar a educação formal do ensino fundamental com a aplicação de temas transversais propostos pelo PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Iniciado no segundo semestre de 2014, o programa encerrou as atividades com 64 mil estudantes atendidos em 177 escolas localizadas em 21 municípios do Estado.

A Rede e-Tec é outra iniciativa do Senar/MS que oferece a oportunidade de um curso técnico de qualidade oferecido gratuitamente, com horários flexíveis (semipresencial) e atualizados com as exigências do mercado. A metodologia EaD – Ensino à Distancia possibilita aos trabalhadores e produtores acompanhar a maior parte do conteúdo pela internet (80% web aulas) e presenciais (20%). Mato Grosso do Sul conta com seis polos localizados nos seguintes municípios: Aparecida do Taboado, Campo Grande, Coxim, Dourados, Inocência, Maracaju.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo