Para homenagear os 90 anos do artista Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cartellini Rossi Rossini, nascido na Itália, mas brasileiro por opção, também conhecido como Lan, o Sesc abre nesta sexta-feira (13/11), às 19h, a exposição “Lan 90 Anos”, trazendo um panorama dos seus inúmeros trabalhos realizados. Até o dia 28/02, entre 10h e 17h, no Sesc Quitandinha, os moradores de Petrópolis e região terão a oportunidade de conhecer e apreciar as obras do cartunista. A abertura da exposição contará com a apresentação musical do grupo Batucada de Bamba. A entrada é franca.
Cerca de 100 obras serão apresentadas ao público, divididas em temas que compõem a obra do artista: “A alma feminina nas curvas de Lan”, com suas ilustrações das belas mulheres cariocas. ‘Cenas cariocas na irreverência de Lan”, retratando o cotidiano da Cidade Maravilhosa. “O traço musical do mestre Lan”, com ilustrações de personalidades da música. “Lan, um apaixonado pelo futebol”, retratando o universo do esporte preferido dos brasileiros, além da seleção de obras que “Marcaram época”.
Grande observador, artista possuidor de um traço único, vem registrando com grande precisão e alegria, em seus desenhos e caricaturas, a história e o cotidiano. Tendo como marca registrada de sua vasta produção a figura feminina.
Parte importante do trabalho do Lan, o humor contribui para que possamos compreender melhor a nossa sociedade. Ao longo do processo de desenvolvimento cultural brasileiro encontramos a caricatura e a charge como geradoras de reflexão e de crítica de diversos assuntos do nosso cotidiano, além evidenciar questões que envolvem a formação da identidade e do imaginário social coletivo.
Quem tiver interesse em conferir de perto o trabalho do artista, basta comparecer no Sesc Quitandinha, que fica na Avenida Joaquim Rolla, nº 2 – Quitandinha. Mais informações podem ser obtidas no site do Sesc Rio (www.sescrio.org.br) ou pelo telefone (24) 2245-2020.
Sobre Lan
Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cartellini Rossi Rossini, o Lan, nasceu em Monte Varchi, nos arredores de Florença, Itália, em 18 de fevereiro de 1925. Residiu no Uruguai e Argentina, mas veio para o Brasil em 1952 e por aqui ficou adotando, como sua, a querida cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Atualmente, Lan é morador do município de Petrópolis e é mais do que justo que essa homenagem aconteça no local que, há mais de 35 anos, ele escolheu para viver.
Serviço:
Exposição “Lan 90 anos”
Abertura: 13/11 (sexta-feira), às 19h
Visitação: de 14/11 a 28/02/2016
Horário: Das 10h às 17h
Endereço: Avenida Joaquim Rolla, nº 2 – Quitandinha
Tel.: (24) 2245-2020
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita