Cantor, compositor, ator de cinema (Cidade de Deus) e carioca Seu Jorge é o rei reinante do samba-funk: um som nascido na década de 1960 que combina o ritmo de dança da marca brasileira com soul, R&B, hip-hop e outros estilos pop negros dos EUA Seus sucessos, notavelmente “Carolina”, “Amiga da Minha Mulher” e “Burguesinha”, são tão irresistivelmente dançáveis quanto os melhores da Motown. Mais tarde, ele se ramificou na bossa nova, bem como nas músicas de David Bowie, que ele cantou em português no filme de Wes Anderson em 2004, The Life Aquatic, com Steve Zissou. Bowie adorou “esse novo nível de beleza com o qual ele os imbuiu”. Ele agora estrela o drama policial da Netflix, Irmandade (Brotherhood).
· Também com Clarinetista indicado ao Grammy ANAT COHEN e sua banda Choro Aventuroso.
· Os artistas farão uma turnê nos EUA para lançar um novo álbum, Seu Jorge & Rogê: Sessões Noturnas do Disc-Direct STREAM NEW SONG “For you, friend” (Para Você, Amigo) |
Desde 2013, Seu Jorge mora em Los Angeles. Em 2018, o mesmo fez seu amigo de 25 anos, Rogê, cujo samba-funk e carisma no palco fizeram dele uma estrela nos clubes do centro do Rio. Agora, para comemorar seu álbum acústico de originais, Seu Jorge e Rogê: Night Dreamer Direct-to-Disc Sessions, Seu Jorge e Rogê se unirão em Nova York no Town Hall na quinta-feira, 16 de janeiro às 20h. A seguir, haverá concertos em Washington, Howard Theatre, em Washington, DC (17 de janeiro) e em Berkeley, UC Theatre, em CA, em 19 de janeiro. Eles tocarão músicas do disco, (com vencimento em 7 de fevereiro em vinil e download digital no novo selo audiófilo baseado no Reino Unido, Night Dreamer), juntamente com suas músicas exclusivas. O show também contará com um músico israelense com laços profundos com o Brasil: Anat Cohen, o clarinete e saxofonista de renome mundial e renomado em Nova York. Dois dos álbuns brasileiros de Cohen, Rosa dos Ventos e Outra Coisa: The Music of Moacir Santos, foram indicados ao Grammy. No Town Hall ela aparecerá com sua banda brasileira, Choro Aventuroso.
SEU JORGE (que significa Sir ou Mister Jorge) chamou a atenção internacional não como cantor, mas como ator. Na Cidade de Deus (2002), o filme sobre a vida nas favelas do Rio e nas drogas (favelas), ele interpretou Knockout Ned, uma mulher do sexo feminino que é alvo e vitimada por um traficante assassino. Seu Jorge não é estranho a esse mundo. Ele nasceu Jorge Mário da Silva em uma favela em Belford Roxo, uma das cidades mais pobres do estado do Rio; seu irmão foi assassinado pela polícia quando adolescente. Apaixonado pelo samba e Stevie Wonder, ele passou sua juventude curtindo o funk carioca, uma música de dança socialmente consciente que vinha das favelas. Em 1993, depois de anos trabalhando em empregos de sobrevivência, ingressou em uma empresa de atuação. Sem-teto na época, ele dormiu no teatro por quatro anos. Sua vida mudou quando ele e um grupo de jovens músicos formaram uma banda, a Farofa Carioca. Em 1998, eles lançaram um álbum, Moro no Brasil, que combinava samba, rap, reggae e funk carioca para formar um retrato em estilo de revista de sua cidade problemática. O membro da fuga foi Seu Jorge, que rapidamente foi solo. Uma dúzia de álbuns e tantos filmes depois, ele continua sendo uma das maiores estrelas do Brasil e as exportações musicais mais populares. Ele trouxe seu som para Austin, Sydney, Ottawa e Montreux; ele cantou na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres.
https://nightdreamer.bandcamp.com/album/seu-jorge-rog-night-dreamer-direct-to-disc-sessions
*Arte da capa do álbum, cortesia de Night Dreamer Records (London / Haarlem)