Samantha Caracante é atriz, cantora e bailarina paulista. Formada em Dança pela UNICAMP, atua e canta há mais de 20 anos e concluiu sua pós-graduação em Direção Teatral em 2016, na ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CELIA HELENA – SP.
Em seu último trabalho teatral, Samantha esteve em cartaz no musical da Broadway OU TUDO OU NADA no Teatro Net Rio, no Rio de Janeiro.
Ela também integrou o elenco de outros musicais da Broadway em São Paulo, como A BELA E A FERA, SWEET CHARITY E MY FAIR LADY, além das peças teatrais TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR, de Marcos Caruso e A MANDRÁGORA, do Grupo TAPA.
Atualmente RESIDE em Campo Grande.
Nos dias 21 e 22 de Julho ela apresentará o monólogo musical inédito “Mil Palavras – EnCanto 100 Amarras”, concebido e encenado por ela, no TEATRO PROSA no SESC HORTO. Conheça mais sobre seu trabalho no site
Um resumo sobre o espetáculo:
“A palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Viemos ao mundo para dar nomes às coisas. Dessa forma, nos tornamos senhores delas, ou servos de quem as batizar antes de nós. Uma palavra confere o nome ao filho que nasce e ao navio que transportará vidas ou armas.”
Lya Luft
O espetáculo “Mil Palavras – EnCanto 100 Amarras” é um monólogo musical, concebido e encenado pela cantora e atriz Samantha Caracante, que interpretará textos e poemas de consagrados escritores, bem como célebres canções da MPB.
A encenação contará, também, com um trio de músicos tocando ao vivo: IVAN CRUZ (violão 7 cordas, guitarra, flauta e bandolim) ROMUALDO COSTA (saxofones e sanfona) e CEARÁ (percussao e bateria).
Embora a importância da palavra seja o “leitmotiv” da peça, a cantora e atriz se apropria dos poemas, textos e letras de músicas para abordar temas como silêncio, solidão, felicidade, amor, relações humanas, dor, quotidiano intuição e questões sociais.
O Espetáculo
“Ensurdecida de palavras, sou monólogo perpétuo.” Elizabeth F. de Oliveira
Por ser praticamente um tributo à Palavra, a montagem do roteiro da peça permitiu a compilação de textos e poemas, de diferentes autores, sobre temas atemporais e diversificados.
Essa variedade de assuntos, por sua vez, proporcionou a escolha de um repertório musical eclético, que “completa” e ilustra os textos e poemas apresentados.
O resultado do “casamento” entre palavra falada e palavra cantada, portanto, gera interessantes nuances na encenação, que apresenta momentos emocionantes, cômicos, explosivos e reflexivos, com forte potencial para entreter e agradar o público.
A encenação contará com fragmentos de textos e poemas de escritores tais como Manoel de Barros, Lya Luft, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Lygia Fagundes Telles, Shakespeare, Nietzsche, Bárbara Coré, Martha Medeiros e Elizabeth F. de Oliveira.
No repertório musical, serão apresentadas canções de Gonzaguinha, Tom e Vinícius, Lenine, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Itamar Assumpção, Luiz Melodia, Joyce, Arnaldo Antunes, e muitos outros célebres compositores da MPB.
Duração do espetáculo: 1h15min
Repertório Musical
1- O Silêncio – Arnaldo Antunes
2- O Silêncio das Estrelas – Lenine/Dudu Falcão
3- Essa Mulher – Joyce
4- Milágrimas – Itamar Assumpção
5- É – Gonzaguinha
6- Palavras – Gonzaguinha
7- Só Louco – Dorival Caymmi
8- Baioque – Chico Buarque
9- Brasil – Cazuza
10- Maravida – Gonzaguinha
11- Parece que Bebe – Itamar Assumpção
12- Recado – Gonzaguinha
13- Eu Sei que vou te Amar – Tom e Vinícius
14- Dores de Amores – Luiz Melodia
15- Palavras ao Vento – Marisa Monte e Moraes Moreira
16- Alguém Cantando – Caetano Veloso
17- Palavras – Gonzaguinha