Considerado um dos municípios mais cooperativos do Mato Grosso do Sul, São Gabriel do Oeste tem 10% da população trabalhando nestas empresas, pensando em somar ainda mais estas forças a Sicredi Celeiro Centro Oeste realizou nesta terça-feira (28) o 1º Café Cooperativo. Participaram do encontro presidentes, conselheiros e diretores das cooperativas da cidade – Cooasgo, Cooperoeste, Cootrasgo, Aurora – além da OCB-MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul), Sindicato Rural, Associação Comercial, Prefeitura a e Câmara Municipal.
A força conjunta do cooperativismo foi o Norte para a reunião. “Sabemos que juntos podemos mais e resolvemos trazer vocês aqui para falarmos sobre o nosso negócio, queremos fazer dessa sede a casa do cooperativismo”, ressaltou o vice-presidente da Sicredi Celeiro Centro Oeste, Cláudio Régis Andrighetto Filho ao dar as boas-vindas aos presentes.
Juntas as cooperativas de São Gabriel do Oeste empregam 2.305 pessoas, o que representa cerca de 10% da população. Por mês injeta na economia local R$ 4.530 milhões através da folha de pagamento destas empresas, o que totaliza R$ 54 milhões por ano. “O cooperativismo em São Gabriel já está desenvolvido há muitos anos. Sabemos que é um modelo evidente que agrega valor e gera emprego e renda. Não por acaso 40% do PIB local é gerado pelas cooperativas”, destacou o prefeito Jeferson Luiz Tomazoni.
Atualmente no Mato Grosso do Sul são mais de 200 mil associados em mais de cem cooperativas, dos 13 ramos – agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer. Seis municípios do MS giram em torno das cooperativas e São Gabriel é um deles, trabalhando com cooperativas as pessoas deixam de tirar do bolso muito dinheiro, o que é chamado de valor agregado, isso traz muitos resultados econômicos para estas comunidades. De acordo com a OCB/MS, 60% da produção de soja, mais 90% da produção de suínos e 100% da produção de algodão do estado passa por cooperativas. “Somos competentes para ter números tão expressivos, minimizamos dificuldades e damos resultados”, valorizou o presidente da OCB/MS Celso Régis.
Celso ainda destacou os desafios do cooperativismo atualmente: profissionalização, governança, tecnologia e maior presença de jovens e mulheres nas organizações. “Foi o primeiro passo para muitas ações conjuntas das cooperativas no nosso município, reunimos estes dados e trouxemos o colega Celso Régis da OCB para mostrar o quanto podemos contribuir para o desenvolvimento do município e do Estado”, disse o anfitrião presidente da Sicredi Celeiro, Jaime Antônio Rohr.