Os top 10 do Leite de 2016 foram anunciados no Sindicato Rural de Campo Grande, nesta quinta-feira (15), trazendo motivação ao setor. Lideranças e representantes de instituições rurais fizeram a entrega dos prêmios no auditório que estava lotado, com a presença de mais de 120 pessoas.
Nivaldo Sezerino, produtor de leite há cinco anos, comemorou a terceira posição. “Eu sinto prazer na atividade e eu acredito que um dia ela ainda vai ser mais lucrativa”, afirmou o TOP 3 desta edição. Na segunda colocação ficou a Agropastoril Ferreira Igi. “Tem que ter muito amor à arte para produzir, e é o que nós temos”, disse Wilson Igi, diretor da instituição.
Quem ficou com o certificado de Top 1 deste ano foi o produtor, Nilson Insuela Pereira Júnior, com a maior produção em 2015. “Sem leite não há vida, é por isso que eu aposto na produção. A matéria-prima é mercado, é retorno financeiro, mas também é garantia de alimentação pra população”, completou. Juntos os 10 classificados produziram mais de 1 milhão e 700 mil litros de leite no ano passado.
Esta é a primeira edição do evento, organizada pelo Sindicato Rural de Campo Grande. O presidente, Ruy Fachini Filho, fez a abertura do evento: “O sindicato rural tem trabalhado incansavelmente para alavancar o setor. Nós já estivemos na décima produção do ranking e hoje ocupamos a décima quinta. Nós precisamos fomentar o setor e colocar o estado na posição que ele merece”, salientou.
O vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, participou da premiação. “A atividade do leite é estratégica. Não só para o grande, mas como para o pequeno produtor que consegue diversificar a renda. O produtor é um grande vencedor por buscar informação e ajudar a desenvolver o setor”.
O secretário adjunto da Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, Jerônimo Alves, elogiou a iniciativa. “Eventos como este estimulam o produtor que está vivendo, neste momento, condições favoráveis”, afirmou.
Nos últimos noventa dias o preço do litro do leite no estado alcançou valores históricos. Julho fechou com alta de quase 50% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Conseleite MS. Wilson Igi registrou o orgulho de poder participar da premiação. “Está é apenas a primeira edição. Daqui dez anos já teremos uma história de premiação para contar. É um passo importante para estimular e valorizar o nosso produtor de leite que tanto se empenha para buscar os melhores resultados”, afirmou.
“Nutrição é uma ciência, não é um ponto de vista”
A médica veterinária e doutora em nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais, Flávia Fontes, foi a palestrante da noite. Ela chamou atenção para a importância do leite na alimentação diária. Ela falou sobre os tabus criados em relação ao consumo dizendo que a “nutrição é uma ciência, não é um ponto de vista”, frase que costuma utilizar em suas palestras. A médica veterinária alerta que as pesquisas científicas trazem dados suficientes para mostrar a importância do leite no dia a dia da população. Segundo ela, “achismos não tem lugar neste tipo de discussão. Nós temos que mostrar com base em dados de pesquisas sérias todos os benefícios que o leite traz para a saúde humana.”
O Julgamento
O julgamento foi feito na segunda-feira (12) por uma equipe de técnicos de várias instituições, como a OCB, Organização das Cooperativas do Brasil, Sistema Famasul e Sebrae. Foram utilizadas como critério de análise de produtividade as notas fiscais das inscrições estaduais de cada produtor.
A classificação do TOP 10 do Leite 2016
1 – Milton Insuela Pereira Junior
2 – Agropastoril Ferreira Igi
3 – Nivaldo Sezerino
4 – Ronan Salgueiro
5 – Waldo Barbosa de Menezes
6 – Aurora Trefzger Cinato Real
7 – Jovani Batista da Silva
8 – Renato Prado Medrado
9 – Gentil Talgatti
10 – Alberto Penze Campanha
Os TOP 10 receberam certificados, um livro sobre a produção leiteira, uma miniatura de animal Girolando além e brindes de parceiros. Participaram do evento: Rogério Beretta (Superintendente do Senar/MS), Rodney Guadagnin (superintendente do Funar e Câmara Setorial do Leite), João Vieira de Almeida Neto (presidente do CRMV-MS), Marco Farias (gerente regional do Sebrae/MS), Renato Junio de Sousa Marcelino (OCB/MS) e Milena Nantes (Silems).