Na noite desta sexta-feira (06), o Sinpol-MS lançou o vídeo institucional promovido pela entidade que mostra a realidade do cotidiano dos policiais civis. Com duração de cerca de dois minutos, o vídeo já tem mais de nove mil visualizações na Fanpage e 200 no canal do Youtube. “O material também foi distribuído via whatsapp, que embora seja um grande disseminador de informações, não possibilita a mensuração, mas acreditamos que tenha sido maior”, declarou o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda.
Em cada cena é possível ver a falta de investimento em equipamentos de proteção e de estrutura que cada classe enfrenta. Na cena do perito papiloscopista faltam as luvas. Já na da escrivã, o computador é obsoleto e sem manutenção. As cenas de investigadores realizando abordagens retratam o baixo efetivo, falta de equipamentos de segurança e exaustiva jornada de trabalho. Para a gravação das cenas, os atores receberam instruções de policiais civis ativos e aposentados para que refletissem a realidade. “Apesar de todas as dificuldades, os policiais estão nas ruas trabalhando para defender a sociedade. Não é por dinheiro, pelo armamento ou pelo status, ele é policial porque ama sua vocação. O índice de 70% de resolubilidade dos crimes se deve a dedicação do policial civil e não do investimento em Segurança Pública”, declarou o presidente.
A produção de um material audiovisual foi iniciativa de filiados que tem formação acadêmica na área de comunicação e que apontaram esta ferramenta como a melhor forma de chamar a categoria para o movimento sindical. “Com esse material estamos mostrando pro policial civil a realidade que ele conhece e que deve ser mudada por ele mesmo através da luta sindical. O sindicato já começou a lutar por ele há 24 anos, mas precisamos que ele venha pra luta pra ser o nosso reforço”, explicou, Giancarlo.
O vídeo está disponível no site, Fanpage e no canal do Youtube na internet da instituição.
Para ver o vídeo CLIQUE AQUI
Sexta Cultural
A estreia do vídeo abre o início das atividades da nova proposta de eventos mensais do Sinpol-MS. A Sexta Cultural será realizada na primeira sexta-feira de cada mês com apresentações de música, teatro ou dança. “A cada mês vamos contemplar um gênero da música ou alguma forma de manifestação artística”, explicou Giancarlo.
A primeira edição da Sexta Cultural contou com a apresentação do compositor e cantor Helder Kohagura que também é filiado do Sinpol-MS. Com estilo popular, ele interpretou com carisma suas composições, algumas delas inspirada na atividade policial como a canção “Motoqueira bandida”.