A startup Blox fechou parceria com o Grupo Bio Ritmo, maior empresa do setor fitness na América Latina, e implementará o Ublox, sistema (framework) de organização e gestão curricular, para apoiar o desenvolvimento das competências da universidade corporativa da Bio Ritmo.
O sistema Blox, reconhecido pelo MEC e premiado no setor educacional, possibilita a fragmentação dos conteúdos dos cursos em microformações. A Ublox traz para as universidades corporativas essas unidades acadêmicas separadamente, equivalendo a cursos de extensão que podem ser aplicados de forma customizada.
O Grupo Bio Ritmo, que detém as marcas de academias Bio Ritmo e Smart Fit, oferecerá a primeira formação com o sistema Ublox a mais de 3 mil colaboradores profissionais de Educação Física em território nacional. Posteriormente, essa formação será ampliada para os demais países da América Latina onde a Smart Fit atua, como México, Chile, Peru, República Dominicana, Equador e Colômbia. A principal mudança será a adequação dos conteúdos disponíveis na plataforma EAD. Com a nova metodologia e a chancela FAPPES, a universidade corporativa estará estruturada para validação junto ao MEC.
A inserção da plataforma viabiliza um curso com temas inovadores, conteúdos flexíveis, currículo individual, formalização dos conteúdos existentes para certificação MEC, retenção de talentos e grande economia de recursos. Para o Grupo Bio Ritmo, o principal objetivo é formar um profissional de forma integral, aliando competências ligadas à área de humanas e biológicas.
“Para cada empresa, elaboramos um projeto pedagógico individual, após um mapeamento prévio, revelando as competências mais exigidas em sua operação. O Grupo Bio Ritmo é um cliente muito importante para a Blox e já estamos dialogando com gigantes de diversos setores que possuem suas Universidades Corporativas, e veem no Ublox uma vertente inédita para o desenvolvimento e retenção de colaboradores”, comenta Bruno Berchielli, CEO e fundador da startup.
Cada vez mais as empresas brasileiras estão investindo no desenvolvimento profissional de seus funcionários. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, o número de universidades corporativas no Brasil aumentou 14% entre 2014 e 2016. O estudo também mostra um crescimento de 42% de empresas com equipes dedicadas à educação corporativa, no mesmo período.
“A Universidade Corporativa é um meio de disponibilizar formação especifica a baixo custo para nossos colaboradores para que eles enriqueçam seus currículos. Dentre as competências que pretendemos desenvolver, destacam-se a visão sistêmica, conhecimento técnico aplicado, a comunicação, liderança, reflexão, entre outros”, comenta Saturno de Souza, diretor de Educação Corporativa do Grupo Bio Ritmo.