A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma opção para o produtor rural que tenha interesse em diversificar sua produção. Para oferecer mais informações sobre essa temática, será realizado Dia de Campo ILPF nesta terça-feira (28), em Nova Andradina, no Sindicato Rural do município. O evento, cuja programação terá início a partir das 8h, trará palestras e debates com exemplos práticos dos resultados obtidos por meio deste sistema.
Na ocasião, o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, falará sobre os desafios na implantação de sistemas integrados de produção. “Uma das alternativas para driblar os riscos próprios das atividades no campo é a diversificação da produção. A Fundação MS realiza um trabalho constante nesse sentido, e os resultados mostram que a integração pode trazer ganhos produtivos”, ressalta.
Novaes destaca que a técnica tem sucesso comprovado, tanto em termos de eficiência e diversificação, quanto em sustentabilidade. Ele também enfatiza a importância desse sistema para a rotação de culturas e, ainda, como opção para a pecuária e a recuperação de solos arenosos, por exemplo.
Haverá também palestras sobre a evolução, impactos e desafios na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e viabilização de pastagens de qualidade por meio do consórcio milho-braquiária. Os participantes terão acesso, ainda, ao exemplo da Fazenda Estâncias das Palmeiras, que utilizou a tecnologia ILPF em sua propriedade.
O Dia de Campo ILPF em Nova Andradina é realizado pela Cocamar – Cooperativa Agroindustrial, em parceria com a Fundação MS, Embrapa Gado de Corte e Sindicato Rural de Nova Andradina.
Fonte: Sato Comunicação