“Sisteminha Embrapa” chega a São Gabriel do Oeste (MS)

Foto: Lucas Giacon

Foto: Lucas Giacon

A prefeitura de São Gabriel do Oeste, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, está implantando no município o primeiro projeto piloto desenvolvido pela Embrapa Meio Norte batizado de “Meu Sisteminha”.

O projeto segundo o diretor da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, o médico veterinário, Lucas Giacon, vem adaptando pela Secretaria para realidade do município e região do cerrado buscando ampliar a produção de alimentos saudáveis, melhorar a vida do homem do campo e a geração de renda com soluções simples, eficiente.

Além disso, o sistema é a solução para pequenos agricultores ou aqueles que dispõem de pouca água possibilitando a criação de peixe com baixo custo e ainda cultivar vegetais ou criar pequenos animais como galinhas, porcos e outros de pequeno porte.

Na unidade piloto será utilizado um tanque construído a partir materiais encontrados facilmente na região como bambu, papelão e lona de plástico, com 3×5 contém cerca de oito mil litros d’água, com um sistema de filtragem biológica artesanal e sistema de recirculação de água.

Foto: Lucas Giacon

Foto: Lucas Giacon

De acordo com o planejamento inicial serão colocados 150 alevinos da espécie Piau com 6/8 cm, com a despesca prevista para 90 dias esperando-se que os peixes tenham cerca de 200/450 gramas.

Para o veterinário Lucas Giacon, o objetivo da Secretaria é melhorar a alimentação e a renda do agricultor familiar com a diversificação da produção por meio de um modelo agrícola sustentável, com aproveitamento de materiais disponíveis nas regiões de implantação.

“É muito interessante já que o aproveitamento da estrutura aproveitada ser do próprio local barateando muito o custo e o trabalho maior será a mão-de-obra, que virá das pessoas que quiserem implantar o sistema”, explica Lucas Giacon da SAPEMA.

O Sistema

O Meu Sisteminha Embrapa é um projeto autossustentável desenvolvido pelo Professor Guilherme da Embrapa que consiste basicamente em um tanque de criação de peixes e o uso da mesma água para irrigar pequenas plantações ao redor.

Esta água, após o processo que vai ocorrer dentro do tanque em vinte dias, se torna altamente rica em nutrientes que, além de alimentar os peixes do tanque, também vai irrigar uma horta, uma plantação de melancias ou outro tipo de cultivo, permitindo também a criação de pequenos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo