O Soja Plus, iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, orienta gratuitamente produtores rurais com conhecimentos que de forma contínua e gradativa melhoram a gestão de mais de 600 propriedades rurais, em especial sob os aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção.
Os participantes recebem um pacote de ações que inclui: visitas técnicas, kits com materiais informativos, cursos, orientações sobre adequação de construções, regularização ambiental, dias de campos, entre outros. “A consultoria permite o monitoramento de indicadores de desempenho. É um programa transparente e participativo, que acontece em âmbito nacional e atende as demandas de mercado por produtos sustentáveis”, afirma o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Francisco Paredes.
A diretora-técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mariana Urt, explica que o programa dissemina o conceito de gestão na propriedade rural. “O Soja Plus é um programa de gestão participativa da propriedade rural que ressalta premissas como responsabilidade social, qualidade do produto, viabilidade econômica, melhores práticas de produção e qualidade de vida”, ressalta.
O Soja Plus aumenta as oportunidades econômicas e promove maior eficiência na produção da soja no país. “Os resultados alcançados são a conservação dos recursos naturais, a governança nas atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores, sojicultores e comunidades locais”, comenta o coordenador do programa, Raul Roa.
Além do Sistema Famasul, faz parte da organização do programa a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – Abiove; Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba; Aprosoja Mato Grosso do Sul, Aprosoja Mato Grosso, Senar de Minas Gerais e Universidade Federal de Viçosa, além de outros apoiadores. Os produtores interessados em participar do Soja Plus devem procurar pelo Sindicato Rural do seu município.
Em Mato Grosso do Sul, o programa acontece em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – Semagro, com recursos da Fundems.
O Senar/MS promove, ainda, mais de 70 cursos de capacitação no setor de grãos, entre eles: ‘Agricultura de Precisão’, Classificação de Grãos, Operador de Tratores com Grades Agrícolas, entre outros.
Educação no Campo – O Sistema Famasul divulgará todas as quartas-feiras uma matéria sobre as principais ações educacionais do Senar/MS. Acompanhe!
Quer saber mais sobre esse setor em MS? Clique aqui e leia a editoria Mercado Agropecuário dessa semana. Na sexta-feira, vamos apresentar um case de sucesso na editoria Transformando Vidas!
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul