A crise está passando aos poucos e ainda assim é difícil para muitas pessoas tornarem o sonho de ter o seu próprio negócio, uma realidade. Difícil, porém não impossível. Abrir o próprio negócio é uma alternativa viável para se colocar em prática uma nova visão de futuro, é até mesmo uma oportunidade para aqueles que ficaram desempregados com a crise e pensaram em novas ideias – mesmo que pequenas – de sobrevivência. Afinal, está na hora de pensar em 2018!
Seja ele online ou físico, externo ou home office, de pequeno, médio ou grande porte, a telefonia pode e deve auxiliar em todos os processos, principalmente no de conquistar e manter clientes – na sua estrutura e no relacionamento que mantêm com essas pessoas ou empresas. Alguns fatores inclusive são de grande importância para os negócios que estão começando. Algo muito básico e que pode parecer até um pouco bobo como um número de fácil memorização pode influenciar diretamente nos negócios.
Além disso, é preciso avaliar e entender se o tipo do negócio necessitará de itens especiais, como por exemplo, gravar ligações, atendimento automático, gerenciamento de custo, ramal, transferência para o celular, entre outros. Não há diferença para quem está começando agora e quem já está no mercado há muitos anos, mas os cuidados devem ser exatamente os mesmos, pois quem planeja errado e adquire equipamentos que não atenderá sua demanda, acaba investindo nisso novamente e, consequentemente, gastando mais.
Serviços como PABX IP Asterisk são boas apostas, uma vez que eles acompanham soluções de grande valia como Mensagem em Espera, Siga-me, Gravação de chamadas, Correio de voz etc, assim como as grandes empresas já possuem há muitos anos. Em outras palavras, antes de sonhar alto demais, é necessário analisar e pensar em fatores básicos que podem comprometer ou auxiliar o relacionamento com os clientes e o fechamento de novas parcerias.
A crise não é motivo para se barrar um bom projeto empreendedor quando se está bem esquematizado e se tem as ferramentas certas. Os problemas devem ser encarados como desafios, pois são eles que nos permitem encontrar soluções, formas e maneiras de vencê-los. Ou, em outras palavras, todos os desafios geram oportunidades.
Como empresário, meu conselho é que seja flexível a mudanças (pois elas ocorrem com frequência), e aposte em produtos e serviços inovadores dentro do mercado em que pretende atuar. Não tenha medo de contratar serviços de qualidade por preços maiores do que oferecidos por aí – o investimento pode valer muito a pena e se mostrar “rentável” aos negócios, principalmente em se tratando de telefonia. A equipe será o seu “time” e grande patrimônio, motive-os sempre para que sejam mais produtivos e excelentes em suas funções. Seja bem-vindo a 2018!
*Robson Costa, Diretor do Grupo Encanto Telecom