A burocracia brasileira já é confusa para quem nasceu aqui, imagina para quem está acostumado a outra cultura e precisa lidar com ela? Pensando em simplificar a vida destas pessoas, André Santos idealizou a The Dica, plataforma de apoio a estrangeiros.
O objetivo é conectar o estrangeiro ao prestador de serviços de que ele precisa, em qualquer área, de maneira rápida e segura. “Como o Uber, que conecta o motorista ao passageiro, nós conectamos a pessoa que precisa de um serviço específico a um profissional habilitado”, conta o idealizador.
A ideia da plataforma surgiu em 2017 quando André assistiu a uma palestra no IESB, onde se formou em Direito, sobre a etapa Brasília do programa de aceleração de startups Lemonade, realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Durante a etapa, a ideia foi desenvolvida e se tornou uma das vencedoras. Como prêmio, The Dica recebeu um aporte financeiro e começou a sair do papel. No início de julho deste ano foi para o IESB Lab.
Desde que foi para o ar, em março, a plataforma já fez mais de cinquenta atendimentos. “Nós tiramos muitas dúvidas, já auxiliamos pessoas a contatarem serviços jurídicos e imobiliários e agora estamos recebendo dois jovens colombianos que estão trabalhando aqui na The Dica”, conta Santos. Os dois jovens chegaram ao Brasil para um programa de trainee com duração de dois meses. Neste período, vão auxiliar no desenvolvimento da plataforma.