Comer fora de casa é a realidade de 34% dos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa rotina, no entanto, compromete as finanças da população, podendo representar R$ 748 do orçamento no final do mês – quase um salário mínimo –, de acordo com o estudo da Associação das Empresas de Benefício ao Trabalhador (ABBT). Esse cenário abre espaço para a solução criada pela Hisnëk, um clube de assinatura de snacks saudáveis, se consolidar e contribuir para a economia e a saúde dos trabalhadores.
A startup, fundada há quatro anos pela economista Carolina Dassie, busca solucionar o problema do lanche da tarde. Essa alimentação teve um aumento médio de 3,49% no último ano, também segundo o IBGE. Uma alternativa para gastar menos e comer melhor são os produtos da Hisnëk: são 22 opções (uma por dia útil), em que cada lanche custa a partir de R$ 3,70. A alternativa criada por Carolina é bem mais acessível quando comparada a uma coxinha, por exemplo, já que em 2018 o salgado sofreu um reajuste de cerca de 11% em relação ao ano passado.
A Hisnëk oferece planos de assinatura mensais, trimestrais, semestrais ou anuais e ainda o benefício corporativo que permite que empresas subsidiem de 30% a 60% do valor das caixas para que cada colaborador possa usufruir do serviço de saúde e bem-estar. Além disso, tanto a assinatura corporativa quanto a de pessoas físicas incluem orientação nutricional online.
Para compor os boxes, os produtos devem seguir critérios da equipe de nutrição, como não conter gorduras trans ou hidrogenada e aditivos químicos, e ter a porcentagem de açúcar, sódio e gordura controlada. São quatro estilos oferecidos pela empresa: Kids, ideal para montar a lancheira das crianças; Free, para intolerantes à lactose e celíacos; Classic, que agrada todos os gostos; e sua versão Mini, em quantidade reduzida.