Alessandro Boigues foi reeleito na última quarta-feira (4) como presidente da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Suínos (Asumas). Boigues segue líder da classe até novembro de 2022 e tem por desafio a preparação do terreno para o desenvolvimento da suinocultura do estado e tornar a atividade mais sustentável, nos critérios sociais, econômicos e ambientais.
Durante o último biênio a Associação se debruçou na apresentação da suinocultura local a investidores externos, com a finalidade de dinamizar o setor, além de agendas específicas junto ao Governo do Estado de MS, como a reapresentação do Programa Leitão Vida, que bonifica os suinocultores que seguem as exigências estabelecidas, ligadas à sustentabilidade.
“O desafio agora é consolidar tudo o que foi feito na primeira gestão, principalmente sobre o Leitão Vida, fazendo com que a suinocultura se torne ainda mais sustentável. Outro desafio é fortalecer o setor, em virtude da transformação econômica que ocorre no Estado”, esclarece o presidente.
“Como temos uma suinocultura jovem e um estado promissor, tonamo-nos destaque nacional. O estado cresce de forma expressiva quanto a produção de grãos, com duas fábricas que beneficiarão os grãos que serão destinados à suinocultura, além da parte logística que vem se desenhando, incluindo projetos como a rota bioceânica.
Isso atrai empresas e faz de Mato Grosso do Sul os olhos da suinocultura brasileira, fazendo com que a atividade se intensifique cada vez mais”, finaliza Alessandro, que é médico veterinário e suinocultor em Jateí (MS) há dez anos.
Confira a nova diretoria empossada nesta quinta-feira (4/11/2020):
Presidente:
ALESSANDRO HENRIQUE DA SILVA BOIGUES
Vice-Presidente Ciclo Completo:
ARÃO ANTÔNIO DE MORAES
Vice-Presidente Cooperativa:
RAINER JOSEF RUIZ DE GOEHR
Vice-Presidente Produtores de leitões:
FERNANDO DE CASTRO
Vice-Presidente Terminação:
OTAVIO VIEIRA DE MELLO
Primeiro-Secretário:
MARCELO SLONGO
Primeiro-Tesoureiro:
CELSO PHILIPPI JUNIOR
Diretor Técnico:
Cid Miranda Finamore
Conselho Fiscal Titular:
- João Serafino Cordeiro
- Dulcemar Grando
- Élcio da Fonseca Cação
Conselho Fiscal Suplente:
- Flávio Antônio Venturini Fisch
- Milton Bigatão
- José Alberto Pinesso