Natural de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, Markus Deimling, é o que se pode chamar de empreendedor nato. Criado em um ambiente propício ao empreendedorismo, o jovem de 27 anos sempre demonstrou muita curiosidade para diversos assuntos, em especial, pelos negócios. Enquanto mais novo, resolveu cursar administração na faculdade duas vezes, porém desistiu. Foi durante a terceira tentativa, no curso de engenharia de produção, que as coisas mudaram. Ele conheceu o hoje sócio Murilo Conti, que sempre revelou ao amigo a vontade de empreender, mas não tinha apoio. Em 2017, depois de uma viagem, os dois se uniram e fundaram a UP CHARGER, uma franquia de publicidade que fatura com anúncios para pequenos e grandes negócios.
“Conheci o Murilo durante o curso de engenharia de produção, que eu também desisti. Eu sempre gostei muito de estudar, mas não consegui encontrar um caminho dentro das universidades. Acabava achando as aulas tediosas e queria sair, ver gente, conversar. Eu era agitado e o empreendedorismo sempre me fascinou”, comenta Markus Deimling, sócio-fundador da UP CHARGER.
A ideia de montar o negócio surgiu a partir de uma viagem dos amigos ao Mato Grosso. Durante um almoço com um amigo, souberam de um novo sistema que já funcionava em São Paulo. Eram terminais de recarga que ficavam em bares e restaurantes, mas feitos de madeira e traziam anúncios em adesivos que acabavam poluindo mais do que informando.
“O Markus sabia que eu queria empreender, mas faltava aquele empurrão. Venho de uma família mais conservadora, que acreditava mais no emprego como forma de vida, porém seguimos em frente. Resolvemos usar a ideia de unir o útil ao agradável, onde desenvolveríamos um aparelho que realizasse o carregamento de baterias e tivesse uma tela para inserir mídias comerciais. Pegamos R$20 mil emprestados no banco, realizamos a patente da marca e colocamos o projeto para rodar sem dinheiro mesmo. Na época não tinha como saber, mas fato é que deu certo. Hoje o negócio já conta com um número importante de unidades e vem crescendo ano após ano”, explica Murilo Conti, sócio-fundador da UP CHARGER.
Na prática, a UP CHARGER® é uma empresa que nasceu com o intuito de atender demandas locais relacionadas à publicidade de pequenos negócios e falta de bateria em aparelhos (celulares e tablets). O dispositivo desenvolvido pela empresa permite que, além de recargas, sejam exibidas propagandas nas telas de LED que fazem parte do equipamento. O valor para a venda dos anúncios varia entre R$140 e R$790.
“O início foi bastante complicado. Não tinha muito dinheiro e o pouco que nós conseguimos foi via empréstimo. Mesmo assim, a receptividade do mercado foi muito positiva e em seis meses conseguimos pagar o banco e ter capital para realizar mais investimentos. Minha família ficou receosa no começo, mas quando viram que a ideia começou a funcionar, nos apoiaram”, comenta Murilo Conti.
Negócio virou franquia
Desde o início do negócio, os sócios já pensavam em ganhar escala por meio de franquias. Os franqueados atuam com a prospecção de estabelecimentos para a instalação dos equipamentos e novos anunciantes. O trabalho é desenvolvido, na maior parte do tempo, de casa.
“Desde o início o negócio foi formatado para que pudéssemos franquear. Desde o investimento inicial até mesmo o formato para precificação dos anúncios. Gostamos de lidar com franqueados, pois consideramos eles sócios do nosso negócio, somente com bons franqueados que conseguiremos, juntos, crescer ainda mais no mercado”, comenta Murilo Conti.
O valor de investimento parte de R$14 mil com tempo de retorno previsto para seis meses. Além disso, a atividade pode ser desenvolvida de casa, sem a necessidade de alugar um escritório e se deslocar.