Fundada em 2009 no Rio de Janeiro, a Super Estágios é a primeira rede de franquias de estágios do Brasil. Além de auxiliar o estudante a entrar no mercado de trabalho, a empresa cuida de toda a parte burocrática da contratação. Segundo o Censo Escolar, o estado de São Paulo corresponde a 20,6% do total de matrículas de universitários do país. Este fato, somado a grande quantidade de empresas que necessitam desta mão de obra na região, cria um ótimo mercado para os negócios da rede.
“Além de encontrar um bom estágio para o estudante, atendemos a crescente demanda das empresas por novos postos de trabalho para esta categoria. Serão abertas 30 mil novas vagas para estagiários ainda no primeiro trimestre de 2017”, conta Gustavo Haueisen, consultor de negócios da Super Estágios.
De acordo com a Abres (Associação Brasileira de Estágios), a região Sudeste é a que possui mais universitários no país, são mais de 3,5 milhões. O fato demonstra o enorme potencial da área para programas de estágios. Estes estudantes são profissionais qualificados e que por conta da crise econômica estão recebendo olhares mais atentos das empresas.
A principal tarefa do franqueado é oferecer o serviço para as empresas, que pagam uma mensalidade pela gestão do programa de estágio.
“Dificilmente um posto de trabalho para estagiário se fecha, você apenas o substitui por outro quando o contrato termina. Isto restringe muito a possibilidade de retração no faturamento do franqueado”, finaliza Haueisen.
Para 2017 a rede prevê a abertura de 20 novas unidades, sendo três no estado de São Paulo.
Sobre a Super Estágios:
Criada em 2009, a Super Estágios, é primeira rede de franquias de estágios do Brasil, e tem sede no Rio de Janeiro. Com modelo de negócio consolidado entrou para a franchising em janeiro de 2016. Sua lógica de mercado consiste não só em identificar e selecionar estudantes para programas de estágio, mas principalmente oferecer às empresas a administração do processo como um todo, desde a documentação e gestão até o desligamento do estagiário.
Com sete unidades a empresa pretende fechar 2017 com 27 novas unidades distribuídas pelo país.
Ficha técnica:
Investimento Inicial: R$120 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Adequação do espaço: R$40 à 70 mil
Área média para Instalação: 30 a 50 m²
Tipo de negócio: Educação
Ano de fundação: 2009
Ano de fundação da franchising: 2016
Número de unidades próprias: 3
Número de unidades franqueadas em operação: 4
Número de unidades totais (em operação + contratos fechados): 7
Número de funcionários: 5 (por franquia)
Royalties: 11%
Taxa de publicidade: 3%
Faturamento médio por unidade: R$108 mil
Rentabilidade média da unidade em %: 41%
Prazo médio para retorno: 19 meses
Ponto de equilíbrio: 7 meses