São Paulo (SP) – Enquanto alguns dos atletas do Shimano Sports Team competirão no Brasil e no exterior e tantos outros farão seus treinos visando os desafios que vem pela frente na temporada, um grupo de profissionais da bike também vai suar bastante neste fim de semana. Conhecido mundialmente como Blue Angels, ou Anjos Azuis, os técnicos da marca japonesa estarão em ação em três competições do calendário esportivo nos próximos dias: GFNY em Conservatória (RJ), Ironman 70.3 Alagoas e na etapa de Águas de Lindóia (SP) do GP Ravelli de MTB.
O serviço do Suporte Neutro, realizado pelos Anjos Azuis, é feito a partir deste ano em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (Distribuidor Exclusivo da Shimano no Brasil), e consiste no apoio mecânico a todos os atletas inscritos em provas de ciclismo, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores. Este apoio, muitas vezes decide uma prova, pois o ciclista pode ter um problema mecânico no meio do percurso e é atendido rapidamente pelos Anjos Azuis, apelido dado a estes profissionais por terem ajudado centenas de atletas durante os eventos. “Estamos participando de 33 provas durante 2018, com algumas adições como o 12 Horas de MTB do Edu Ramires, Mineiro de XCM da Sense, o The Rock, entre outras provas que entraram no calendário posteriormente”, conta Roberto Costa, responsável pelo serviço na BCD.
Após os Anjos Azuis encerrarem os trabalhos nestas três importantes provas do fim de semana, o Suporte Neutro da Shimano terá atingido em 2018 a marca de 20 competições com sua presença na temporada, de um total de 33 previstas. Até o momento, disputas como as do Ironman, Brasil Ride, Escadaria de Santos, Desafio Brou, Maratona Estrada Real, Prova Ciclística 9 de Julho, Volta de Guarulhos e Sertão Diamante Ultra MTB já contaram com o serviço prestado pela Shimano.
“Para mim, o trabalho do Suporte Neutro Shimano está sendo muito positivo. Estamos dando toda a assistência possível e necessária nas provas que participamos e temos contado com um feedback positivo por parte dos organizadores, porque eles ficam em contato direto com os atletas e estes passam suas impressões a eles. Nós, na correria do serviço, não conseguimos conversar diretamente com os ciclistas, ou seja, fica a cargo da organização nos passar as avaliações”, informa Roberto Costa.
Em 2018, a expectativa é de que cerca de 6 mil bikes passem pelas mãos dos Anjos Azuis nessas 33 provas, algumas delas com duração longa, variando entre três a sete dias, como é o caso das ultramaratonas. “Em um evento bom, com bastante serviço, nós atendemos de 100 a 120 bikes diariamente, se o evento tiver muitos inscritos. A exceção é a ultramaratona Brasil Ride, na Bahia, que chega a ter 220, 230 bicicletas em um dia. Em eventos de um único dia, o fluxo é menor, porque montamos a estrutura no dia anterior, ficando à disposição dos inscritos no período de retiradas de kit”, relata Costa.
Três provas em um fim de semana – Com a grande quantidade de provas de ciclismo e triatlo no Brasil, algumas vezes coincide de mais de um evento ter confirmada a presença dos Anjos Azuis da Shimano no mesmo fim de semana, como é o caso do GFNY, Ironman 70.3 Alagoas e GP Ravelli. Assim, o desafio é ainda maior, para dividir a equipe e garantir que as três competições tenham um Suporte Neutro de excelência.
“Felizmente, quando assumi o lugar do Mateus Ferraz na organização do Suporte Neutro da Shimano, tive uma boa base com tudo que ele fez e me passou de informação. O Mateus deixou um legado muito importante e o sucesso do serviço é devido a isso e às demais pessoas que fazem parte disso atualmente, como o Claudinei Oliveira, que veio da Shimano para a BCD este ano e faz um trabalho incrível, e o Toni Ferreira, nosso braço direito nessa ação, um grande parceiro nosso, que não mede esforços para nos ajudar”, enaltece Costa.
“Temos excelentes lojas classificadas como Shimano Service Center em todo o Brasil e assim conseguimos também mão de obra terceirizada para ocasiões como essa. Enquanto eu irei para Conservatória no GFNY, com mecânicos de lojas parceiras, o Claudinei irá para Águas de Lindóia no GP Ravelli e o Tiago da Silva, da Shimano, vai para o Ironman junto com o Christiano Grechi e Rubens Matsubara (ambos estafe Shimano), para atenderem o 70.3 de Alagoas. Conseguimos nos dividir e sei que vamos fazer um ótimo serviço, porque todos esses caras fazem isso pelo amor à marca e ao esporte. Eles vestem a camisa”, complementa Roberto Costa.
Padrão de excelência – A partir deste ano o Suporte Neutro Shimano passou a ser feito em parceria com a Blue Cycle Distribuidora. Para Roberto Costa, responsável por comandar o serviço, a meta pessoal é de que o padrão de excelência dos últimos anos seja mantido. “Além do Suporte Neutro, nós da Blue Cycle somos responsáveis também pelos 24 cursos de treinamentos técnicos da Shimano em 2018”, finaliza.
Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.
Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter: @shimanobrasil
Fanpages no
Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/ e https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/