O homem que ameaçou explodir na tarde deste domingo a sede do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) em Salvador, na Bahia, onde estava sendo realizada provas do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), se entregou agora a pouco. Apesar do susto, ninguém ficou ferido e os policiais que atenderam a ocorrência constataram que o rapaz não estava armado e não possuía explosivos.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, a ameaça foi feita por volta das 12h40min (horário de Brasília), e o suspeito se entregou a polícia por volta das 16h50min (horário de Brasília), sem efetuar disparos de arma de fogo e sem fazer reféns. Os motivos que o levaram a cometer os crimes ainda são desconhecidos.
O suspeito foi identificado como sendo F. O. C., de 26 anos, e na mochila que ele carregava não foram encontrados explosivos ou armas. O rapaz foi detido, algemado e levado sob forte escolta policial a uma delegacia de Polícia Civil, onde irá prestar depoimento.
O advogado Marcos Melo foi contratado pela família do suspeito e deve ir com ele até a delegacia. Acredita-se que o rapaz tenha ameaçado as pessoas porque em um exame anterior não teria sido aprovado.
O porta-voz do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), coronel Paulo Coutinho, disse que o suspeito aparenta ter problemas mentais, mas que somente após a realização de exames específicos é que se saberá ao certo se ele apresenta distúrbios ou não.
Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o suspeito deverá ser encaminhado para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e não para a Delegacia de Polícia Civil.
Policiais civis e militares que atenderam a ocorrência, e que preferiram permanecer no anonimato, disseram que o caso aparenta ser um fato isolado, sem conexões com atos de terrorismo.
Em nota divulgada à imprensa, a OAB/BA disse que uma nova data para a realização do exame em Salvador será marcada, e que a segurança será reforçada.
O presidente da OAB/BA, Luiz Viana, disse que a prova foi suspensa para garantir a segurança de todos, e que os candidatos devem ficar atentos por que a nova data da prova será publicada/veiculada no site da instituição.
“A prova está suspensa em Salvador. Vai ser marcada uma nova data garantindo a todos a fazer uma nova prova com tranquilidade. O mais importante é que estão todos do lado de fora e ninguém ficou ferido. A nova data vai ser publicada no site da OAB nacional e no regional“, disse Luiz Viana.
Já a Unijorge disse por meio de uma nota divulgada à imprensa, que o incidente aconteceu no prédio 1 do campus universitário, o qual é frequentemente alugado para a realização de provas de instituições e concursos públicos.
Ainda de acordo com a assessoria da Unijorge, nessas ocasiões o locatário é responsável pela operação do espaço, que inclui a limpeza, acesso, segurança, dentre todas as outras atividades necessárias para o pleno funcionamento do local.
Com informações das Agências Brasil e Estado