Um forte temporal atingiu no final da manhã desta segunda-feira (23/11) o município de Amambai, a 350 km de distância de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, causando destruição na área urbana e na zona rural.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a chuva forte veio acompanhada de trovoadas, descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Casas e estabelecimentos comerciais foram destelhados, ruas e avenidas foram inundadas, e na zona rural, plantações foram arrasadas.
Ainda na zona rural, a tempestade causou a morte de pelo menos 15 vacas que estavam no pasto. As causas da morte dos animais ainda serão investigadas.
Testemunhas disseram que a tempestade trouxe rajadas de vento em forma circular, parecido com um tornado, e que as mesmas teriam atingindo uma faixa de aproximadamente 2 km de largura.
Segundo os bombeiros que atenderam inúmeras ocorrências, várias árvores foram arrancadas pela raiz, tendo outras sido quebradas ao meio. Galhos caíram sobre os fios elétricos, causando a interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Uma árvore de grande porte caiu sobre a base operacional da Polícia Militar Estadual (PRE), localizada na Rodovia MS-156, entre os municípios de Amambai e Tacuru. Apesar do susto, nenhum militar ficou ferido.
Os bombeiros foram acionados e serraram a árvore, a qual foi retirada do local. Os danos no prédio da PRE foram considerados mínimos.
Ao todo, 15 postes de concreto que sustenta os fios da rede elétrica foram derrubados com a força do vento, causando interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários bairros.
Produtores rurais ouvidos pela equipe de reportagem disseram que a falta de luz fez com que os resfriadores de leite foram desligados, e que o produto estocado fosse perdido, impróprio para o consumo.
Militares do Corpo de Bombeiros trabalharam durante todo o dia, sob chuva forte, para atender a população. Apesar do árduo trabalho, eles não constataram vítimas.
Com informações do Corpo de Bombeiros e da Gazeta News