Temporal atinge o RS e deixa 1 morto e 35 desabrigados

Um forte temporal atingiu na noite de domingo (1º) vários municípios do Rio Grande do Sul, causando danos a infraestrutura dessas cidades e, consequentemente, transtornos as respectivas populações.

De acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a tempestade causou a morte de uma pessoa e deixou outras 22 feridas. O número de desabrigados ainda não é oficial.

Temporal atinge Porto Alegre (RS) e provoca queda de árvores em vias públicas – Foto: EPTC/Cortesia

As chuvas trouxeram em seu bojo fortes rajadas de vento, além de raios e trovoadas. Cerca de 440 mil pessoas tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma frente fria se aproxima do Estado, podendo fazer com que as temperaturas tenham uma queda acentuada.

Em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado, um rapaz de 23 anos morreu eletrocutado. O jovem dirigia uma motocicleta em uma via pública do Bairro Mathias Velho, quando se enroscou em uma fiação elétrica, que se soltou com as fortes rajadas e vento, caindo e ficando pendurada no poste.

Os fios estavam energizados e o rapaz morreu eletrocutado. O corpo da vítima foi resgatado e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Segundo o Inmet e a Defesa Civil, os ventos chegaram a 80 km/h e provocaram oscilações e quedas de luz na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar receberam dezenas de chamadas em decorrência dos pontos de alagamentos.

A Estação Rodoviária de Porto Alegre foi parcialmente alagada e precisou ser interditada em várias áreas.

O pavimento inferior foi inundado, porém a água escoou durante a madrugada de segunda-feira (02). O local somente foi liberado na manhã de terça-feira (03). Várias lojas que funcionam na área foram alagadas.

Também houve alagamentos em várias vias públicas da capital gaúcha, como A Avenida Cristóvão Colombo, no Bairro Floresta. A via precisou ser interditada.

Em vários trechos da Avenida Cristóvão Colombo árvores caíram sobre a via pública, provocando danos ao asfalto. Veículos ficaram impossibilitados de transitar pela região e os motoristas precisaram seguir viagem por rotas alternativas.

A travessa dos Venezianos, no Bairro Cidade Baixa, e reduto da boemia e da vida noturna da capital gaúcha, também ficou alagada e deixou frequentadores de bares e restaurantes ilhados. Alguns carros que estavam estacionados nas proximidades foram danificados.

Em Arroio do Tigre, o teto de um pavilhão de eventos desabou em decorrência das fortes rajadas de vento. No local estava sendo realizada uma festa comunitária, e o incidente deixou ao menos 50 pessoas feridas.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas para um hospital próximo.

 

Com informações das Assessorias da Defesa Civil, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros e do Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo