Um forte temporal atingiu nesta quarta-feira (1º) a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, causando alagamentos e inundações, quedas de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, e danos na infraestrutura.

O forte temporal que atingiu Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (1º) causou danos na infraestrutura da cidade – Foto: Defesa Civil/Porto Alegre/RS – Divulgação)
Ao menos cinco bairros foram atingidos, são eles: Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Floresta e 4º Distrito. Os moradores ainda permanecem sem luz em suas residências.
Ruas e avenidas foram interditadas, além de duas estações de trem. Alguns linhas de ônibus urbano deixaram de circular devido aos alagamentos das vias públicas.
O evento de posse do prefeito eleito Sebastião Melo e dos secretários municipais foi cancelado. Ainda não foi informado uma nova data para a realização.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24 horas choveu mais da metade da média de janeiro. A chuva deu uma trégua na cidade, mas a previsão é de mais chuva no decorrer do dia.

As chuvas torrenciais que atingiram Porto Alegre (RS) na quarta-feira (1º) deixou moradores sem luz em cinco bairros da cidade – Foto: WhatsApp/Cortesia
De acordo com informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 88 milímetros nas últimas 24 horas. A média prevista para janeiro é de 144 milímetros.
Já o Departamento Estadual de Água e Esgoto (Dmae), a falta de luz prejudicou as estações de drenagem urbana do 4º Distrito (Ebap 2) e do Centro Histórico (Ebap 17).
Por causa da chuva e, consequentemente dos alagamentos, houve bloqueios em 14 pontos de Porto Alegre. A Estação São Pedro, da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb), ficou alagada, o que fez com que as estações do Mercado Municipal e da Rodoviária fossem fechadas temporariamente. A situação voltou ao normal por volta das 09h40min (horário de Brasília).

As chuvas também provocaram alagamentos e inundações em vários bairros de Porto Alegre (RS) – Foto: WhatsApp/Cortesia
A solenidade de posse do prefeito reeleito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo, que estava prevista para acontecer no Teatro Elis Regina, na Usina do Gasômetro, foi cancelada devido à falta de luz, e deverá ser remarcada para outra data.
O prefeito Sebastião Melo decidiu ir para a Coordenação de Serviços da Cidade (Ceic), com o objetivo de moitor os efeitos da chuva em Porto Alegre e, sobretudo, verificar os danos causados na infraestrutura da cidade.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que está fazendo um levantamento dos impactos da chuva no fornecimento de energia elétrica para Porto Alegre e adjacências.
Com informações das Agências Brasil e Estado