As fortes tempestades que desde o início desta semana vem atingindo o Estado de Santa Catarina fez com que as autoridades de 38 municípios decidissem decretar estados de emergência e calamidade pública.
De acordo com dados da Defesa Civil as fortes chuvas, rajadas de vento e queda de granizo fizeram com que 1.568 casas fossem danificadas. Ao todo, 7.473 pessoas foram afetadas, sendo que destas, 622 estão desalojadas e 316 desabrigadas.
No município de Lebon Régis, no Oeste do Estado, um rapaz de 35 anos foi atingido por um raio. Ele chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas morreu quando estava sendo levado a um hospital da região.
Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que a Defesa Civil de Santa Catarina inseriu na lista de municípios atingidos pelas fortes chuvas, as cidades de Ascurra, Benedito Novo e Schroeder, onde foram registrados deslizamentos de terra, inundações, alagamentos, quedas de semáforos e placas de sinalização, e suspensão no fornecimento de energia elétrica.
O Porto de Itajaí, um dos mais importantes do Estado, permanece fechado, sem previsão de reabertura. Contêineres que deveriam ser colocados em navios, permanecem no porto.
O Rio Itajaí-Açú, que estava com o nível de água em 6,13 metros, baixou nesta quinta-feira (15/10), e encontra-se neste momento com o nível em 1,20 metros.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuva para essa quinta-feira, principalmente em municípios que ficam localizados nas regiões Sul e Oeste do Estado, e também, na Serra Catarinense.
Uma nova frente fria deve atingir o Estado nas próximas horas, mas ela deve seguir em direção a Região Centro-Oeste do país.
Em Florianópolis, capital do Estado, a previsão para hoje é de tempo nublado, com possibilidade de chuva forte. No Vale do Itajaí e na Região Norte há possibilidade de chuvas de intensidade entre moderada a forte.
O Inmet prevê para hoje no Estado de Santa Catarina, uma média de 20 a 30 milímetros de chuva. Existe a possibilidade de queda de granizo em alguns municípios, principalmente nos que ficam localizados na Região Sul do Estado.
Com informações do Inmet e da Defesa Civil/SC