Um forte temporal, seguido por um tornado, atingiu na madrugada deste domingo (05/06) a cidade de Campinas, a 98,8 km de distância de São Paulo (SP), deixando um rastro de destruição por diversos bairros. Ao todo, cinco pessoas ficaram feridas, mas todas foram socorridas e levadas a hospitais.
De acordo com informações da Defesa Civil, a cidade de Campinas registrou por cerca de 30 minutos vários raios, que caíram na Região Central e na Zona Rural. Apesar do susto, não houve vítimas.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão era de chuva forte na cidade, mas a ocorrência de um tornado surpreendeu a todos.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizetti, confirmou a ocorrência do tornado e garantiu que as equipes de emergência e os bombeiros foram rapidamente mobilizados para atender a população.
Técnicos e especialistas do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEAPAGRI), disseram que fortes rajadas de vento, de aproximadamente 100 km/h, foram registradas em Campinas, e que elas formaram um corredor, proporcionando a formação do tornado. O fenômeno foi mapeado, e será analisado.
A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionadas e estão ajudando a atender as vítimas. Até o momento foram registrados apenas danos materiais e feridos leves.
As imagens de satélite mostravam que uma forte tempestade iria atingir Campinas, mas elas não revelam a existência de um tornado. Acredita-se que o fenômeno tenha se formado durante o temporal.
Ao todo, 200 homens da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas estão tentando amenizar os danos na cidade. Eles estão tendo o apoio de 30 caminhões e 15 máquinas (tratores e retroescavadeira).
Segundo o prefeito Jonas Donizetti, a limpeza da cidade deve durar cerca de 10 dias.
Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC