Terremoto atinge a Turquia e deixa ao menos 150 feridos

Um forte terremoto de magnitude de 5,9 graus na Escala Richter atingiu nesta quarta-feira (23) a Turquia, causando danos a infraestrutura de algumas cidades, incluindo a capital Istambul, e deixando ao menos 150 feridos.

Bandeira da Turquia – Foto: Istockphoto/Divulgação

De acordo com informações da Agência de Desastres Naturais da Turquia, os tremores tiveram início por volta das 12h49min (horário local), e as 06h49min (horário de Brasília), tendo o epicentro do terremoto ocorrido em Silivri, um Distrito da cidade de Istambul.

O mesmo local foi atingindo a cerca de dois anos por um terremoto de 5,4 graus, quando hospitais e escolas foram seriamente danificadas.

Equipes de emergência foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas pelos abalos sísmicos. A prioridade das equipes de emergência é o de socorrer os feridos, que estão sendo levados para diversos hospitais da região.

O Ministério do Interior da Turquia informou que não houve danos sérios e, que por enquanto, os aeroportos, rodoviárias e ferroviárias continuam operando normalmente. Também não há danos significativos em rodovias.

As autoridades locais informaram que os abalos fizeram com que muitas pessoas que estavam em prédios e edifícios entrassem em pânico, tendo muitas pessoas decidido pular das edificações, caindo sobre o asfalto das vias públicas e calçadas.

Muitas pessoas encontram-se abrigadas em parques da cidade, enquanto que outras preferiram ficar sentadas nas soleiras das portas de suas casas, afim de evitar saques.

Uma fonte do governo local, que preferiu não se identificar, afirmou que um prédio abandonado desabou no Centro de Istambul, mas sem deixar vítimas. Algumas lojas decidiram fechar as portas, tendo os funcionários sido liberados para voltarem para casa.

Não há interrupção no fornecimento de energia elétrica, água, internet e telefonia móvel e fixa.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo