Terremoto de 7, 6 graus atinge o Caribe e alertas de tsunami são emitidos

Um terremoto de magnitude de 7,6 graus atingiu neste sábado (08) o Mar do Caribe, principalmente as ilhas que ficam localizadas ao Sul das Ilhas Cayman. As autoridades locais emitiram alertas de tsunami, mas os mesmos foram suspensos horas depois.

Mapa divulgado pelo Serviço Geológico dos EUA, que mostra a localização do terremoto que atingiu o Caribe neste sábado (08) – Reprodução/Serviço Geológicos dos EUA/Cortesia

De acordo com informações das principais agências de notícias, o abalo sísmico não causou vítimas nem danos a infraestrutura das ilhas que compõem o Arquipélago do Caribe.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que os tremores de terra foram sentidos em Honduras. As autoridades hondurenhas não relataram vítimas nem danos significativos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), informou que o terremoto aconteceu por volta das 18h23min (horário local), no meio do mar, a uma profundidade de 10 km. O epicentro foi localizado a 209 km ao Sul de George Town, capital das Ilhas Cayman.

As autoridades de diversos países pediram a população que residem na região costeira que deixem suas residências, e procurem abrigos em lugares altos, devido ao risco de ondas gigantes.

O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA informou que não há risco de tsunami para o território continental norte-americano, porém emitiu alertas para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas.

O Centro de Gestão de Riscos das Ilhas Cayman orientou os morados das áreas costeiras para que deixem suas moradias, e que sigam o mais rapidamente possível para regiões mais altas, já que as ondas podem alcançar 1 metro de altura.

A governadora de Porto Rico, Jenniffer González Colón, disse em entrevista coletiva que não há risco de tsunami, e que as pessoas não precisam deixar suas residências que ficam localizadas no litoral.

Já o governo da República Dominicana aconselhou a população local a não ficar no litoral do país, procurando áreas seguras de 20 metros de altitude.

As autoridades de Honduras informaram que não existem vítimas e/ou danos no país. Já as autoridades cubanas pediram para que a população deixe imediatamente as áreas à beira-mar.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do governo dos EUA (NOAA – sigla em inglês) afirmou que ondas de tsunami, com alturas de 1 a 3 metros, podem atingir o litoral de Cuba.

Ondas de tsunami com alturas de 1 a 3 metros acima do nível da maré são possíveis em algumas costas de Cuba.”, diz o comunicado da NOAA.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo