Terremoto de 7,2 graus atinge a Costa Sul do Peru

Ao menos três pessoas ficaram feridas e houve sérios danos em algumas cidades

Um terremoto de magnitude de 7,2 graus atingiu na madrugada desta sexta-feira (28) a Costa do Sul do Peru, causando desabamentos de prédios e danos estruturais em algumas cidades próximas ao epicentro. Ainda não há informações sobre vítimas.

Epicentro do terremoto na costa do Peru — Foto: Reprodução/USGS

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, representantes de distritos próximos ao epicentro do tremor relataram desabamentos e danos estruturais em alguns prédios e edifícios, porém não relataram vítimas.

O Instituto Geofísico do Peru (IGP) informou que equipes de emergência foram mobilizadas, e que não houve alerta de tsunami.

O chefe de Gestão de Risco de Desastres e Defesa Nacional do Ministério da saúde, David Aponte, disse em entrevista coletiva que três pessoas ficaram levemente feridas, e que todas as vítimas foram encaminhadas para hospitais.

Nos boletins divulgados pelo IGP é possível ver que, após o primeiro abalo sísmico, o Departamento de Arequipa foi atingido por pelo menos quatro outros tremores de baixa intensidade, de 4 a 4,6 graus. As ocorrências provocaram deslizamentos de terra em estradas de várias regiões.

O conselheiro do governo regional de Arequipa, Carlos Zanabria, disse em entrevista coletiva que houve danos materiais em alguns distritos, e vários moradores resolveram deixar voluntariamente suas casas, provavelmente por medo de novos tremores.

Já o representante do Centro Nacional de Operações de Emergência, avisou que houve queda de energia em várias cidades e que o sinal de telefonia móvel e fixa foi suspensa em regiões próximas ao epicentro do terremoto.

O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos emitiu um alerta de tsunami na região do Peru, porém o mesmo foi cancelado horas depois.

O centro, no entanto, declarou que ondas de até e metros de altura poderiam atingir o Peru. O primeiro-ministro peruano, Gustavo Andrianzen, descartou essa possibilidade.

Com informações das Agências Reuters e Associated Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo