O teto da Escola Municipal Infantil Diomira Napolene Paschoal, localizada no município de Agudos, no Estado de São Paulo, desabou parcialmente na manhã desta quarta-feira (18/04), deixando pelo menos 19 pessoas feridas, entre crianças e funcionários.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) de São Paulo, a escola fica localizada na Avenida Faustino Ribeiro, Região Central de Agudos. O incidente aconteceu no refeitório, cujo telhado desabou parcialmente, atingindo crianças e funcionários.
Equipes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e rapidamente chegaram ao local, que foi isolado. A avenida foi parcialmente interditada, com o objetivo de permitir o socorro às vítimas.
Os feridos estão sendo socorridos e encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da idade. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Um dos bombeiros que atenderam a ocorrência informou que algumas crianças ficaram presas sob os escombros, mas que todas já foram resgatadas. Ao todo, foram resgatadas 19 pessoas, sendo 16 crianças e 3 adultos.
O coordenador da UPA de Agudos, Régis Pauletti, disse em entrevista coletiva que a maioria das crianças socorridas tiveram apenas ferimentos considerados leves, como escoriações nos braços e pernas.
Assim que souberam do ocorrido, mães e pais das crianças entraram em desespero e correram até a escola e a UPA. Eles foram tranquilizados pelos médicos que afirmaram que o estado de saúde deles é considerado estável.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros informou que o teto do refeitório da escola desabou, atingindo ainda um berçário. Os funcionários correram em direção ao local do desabamento e começaram a retirar as crianças.
O prédio da escola/creche fica localizada ao lado da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. No mesmo prédio funciona o almoxarifado da Prefeitura.
A Defesa Civil também foi acionada e funcionários irão vistoriar a estrutura do prédio da escola/creche e das repartições públicas localizadas nas proximidades.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Agudos informou que em janeiro de 2017 o prédio da escola, que atende cerca de 130 crianças, foi interditado devido a danos provocados pelas chuvas, mas que a edificação passou por uma grande reforma, sendo entregue em julho do mesmo ano.
Com informações das Agências Brasil e Estado