O território digital é o novo palco do Theatro Municipal de São Paulo, que segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus. Ligado à Secretaria Municipal de Cultura, o Municipal vem oferecendo, desde então, amplo conteúdo de acesso gratuito e irrestrito em suas páginas na web. E sexta-feira é dia de rever ou assistir pela primeira vez espetáculos completos apresentados no palco da Sala de Espetáculos. Hoje, 22 de maio, logo mais à noite, a partir das 20h, é hora de conferir a íntegra de uma das óperas mais importantes do romantismo italiano, Rigoletto, de Giuseppe Verdi. Quem acessar o YouTube do Theatro Municipal também poderá baixar um livro com informações da montagem.
Sob direção cênica de Jorge Takla e direção musical do maestro Roberto Minczuk, a obra aborda temas como assédio, cárcere privado, corrupção, vingança e estupro, e se passa no tempo sugerido pelo libreto: o século 16. A produção contou com dois elencos, formados por grandes cantores da cena lírica nacional e internacional que se revezaram nas récitas. A edição disponibilização agora no YouTube traz o barítono Fabián Veloz, argentino eleito pela Associação de Críticos Musicais da Argentina como o melhor cantor lírico de 2018, no papel título; o tenor Fernando Portari interpretando o Duque de Mântua; a jovem soprano russa Olga Pudova como Gilda; e a mezzo soprano Juliana Taino dando voz a Maddalena, só para citar alguns.
A montagem integrou a temporada do ano passado do Municipal e contou com as performances da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, e do Coro Lírico Municipal de São Paulo, preparado pelo maestro Mário Zaccaro.
Nas plataformas digitais de streaming também é possível ter acesso a um episódio dedicado à Rigoletto. O conteúdo faz parte do Podcast do Theatro Municipal de São Paulo.
+ Theatro Municipal de São Paulo: theatromunicipal.org.br / youtube.com/ theatromunicipalsp