Rio de Janeiro (RJ) – Está chegando a hora. Na sua estreia como patrocinadora oficial do maior festival de música e entretenimento do mundo, a TIM desembarca na Cidade do Rock com muita tecnologia para promover o primeiro Rock in Rio após o lançamento do 5G. A operadora vai unir dois importantes ativos da sua marca – a inovação e a relação de longa data com a música – em um estande com ativações imersivas, que levarão ao público experiências inéditas envolvendo realidade virtual e outras soluções possibilitadas pela qualidade da maior rede móvel do Brasil.
A empresa estará presente também na GamePlay Arena, com ativações da sua ultrafibra, além de contar com um brinquedo e uma loja conceito. Para reforçar sua participação no festival, a TIM aposta em um robusto plano de mídia que está “vestindo” a cidade do Rio de Janeiro com sua marca e terá diversas ações em canais digitais, boa parte liderada pelos embaixadores da operadora: o apresentador Marcos Mion e a cantora IZA, que se apresenta no Palco Mundo no terceiro dia de festival (04/09).
“O Rock in Rio é um festival histórico, mas a edição de 2022 traz ainda mais significados. Ela acontece depois do período mais complicado da pandemia, renovando as esperanças de um mundo melhor, e ainda marca a chegada do 5G, uma tecnologia disruptiva, que vai impactar diversos setores da economia e transformar a sociedade. E a TIM, reconhecida pela sua forte conexão com a música e com a inovação, faz parte desse momento: o Rock in Rio do reencontro, da retomada dos grandes eventos e de uma nova era digital. Estamos entusiasmados!”, resume o CEO da TIM, Alberto Griselli.
Melhor experiência de navegação
Única operadora a cobrir todos os bairros do Rio de Janeiro com a recém-chegada rede 5G, lançada no último dia 22, a TIM fez um grande investimento em infraestrutura na Cidade do Rock, para oferecer a melhor experiência aos clientes. A operação conta com mais de 35 sites, sendo 25 oferecendo a tecnologia de quinta geração.
Uma das grandes vantagens do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos ao mesmo tempo e com qualidade de navegação, transformando a experiência em lugares com grandes multidões. “Os clientes TIM que tiverem um aparelho 5G terão acesso automático à nova rede e conhecerão o potencial dessa tecnologia. Mas sabemos que ainda são os primeiros passos, por isso, teremos também uma rede 4G robusta no festival, para que todas as pessoas possam utilizar plenamente seus smartphones”, destaca Griselli. A operadora foi a primeira a cobrir 100% do Estado do Rio com a rede 4G, ainda em 2017.
A companhia apostou em sua inovação característica para ter uma infraestrutura sustentável e com menor impacto visual. Boa parte das antenas, por exemplo, estão dentro de totens, que são plotados com imagens da Cidade do Rock, misturando-se naturalmente ao ambiente. Soluções de tamanho reduzido, como small cells, puderam ser instaladas em espaços importantes, incluindo a estrutura do Palco Mundo. Todas as áreas da Cidade do Rock foram tratadas como “microcidades”, com estimativa de público e outros indicadores, para delimitar o espaço de cada antena e permitir a melhor experiência de uso, tanto no 5G quanto no 4G. O estande TIM 5G
Em um espaço de 450 metros quadrados e três andares, o estande da TIM no Rock in Rio Brasil 2022 tem vista privilegiada para o Palco Mundo. O projeto é da MChecon, com produção e ativações desenvolvidas pela Octagon e participação da BETC HAVAS na concepção das ações e do key visual. Quem recebe o público são projeções de IZA e Marcos Mion em tamanho real. A principal atração traz o melhor do 5G: óculos de realidade virtual levarão as pessoas, presas em uma estrutura suspensa, para um sobrevoo pela Cidade do Rock em 3D. A espera é em uma sala imersiva, inspirada na mais recente campanha da operadora, em que cartazes de shows contam a evolução da música e seus diferentes gêneros ao longo dos anos. Tudo termina em um espaço com smartphones para fotos 360°.
“O estande está incrível, é a cara da TIM, moderno, com muita inovação, tecnologia e destacando toda a nossa relação com a música, além de reforçar os valores da marca: coragem, respeito e liberdade. O objetivo é entregar uma experiência única para quem passar pelo nosso espaço. Vamos também ressaltar a chegada do 5G. Lideramos a implementação da nova rede e o festival é uma excelente oportunidade para que as pessoas conheçam todas as possibilidades dessa tecnologia”, conta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Branding da TIM.
O espaço conta ainda com o Estúdio TIM 5G, para entrevistas de celebridades e gravação de diversos podcasts, entre eles o DiaCast, produzido pela atriz e escritora Gabie Fernandes. Quem passar pelo estande também pode ganhar brindes e recarregar seu celular. A operadora espalhou ainda outros quatro totens com carregadores na Cidade do Rock.
“Estar com a TIM e a Octagon em mais um projeto é motivo de orgulho para a MChecon e a certeza de que a nossa parceria vem sendo construída sobre bases sólidas, marcadas pela qualidade, inovação e criatividade”, comenta Marcelo Checon, sócio e CEO da MChecon. Já Marcelo Mandia, CEO da Octagon, agência de marketing esportivo e entretenimento, destaca como é fazer parte de uma operação e entrega desse porte: “conseguimos executar um projeto inovador em todas as pontas, que integra tanto a experiência física, com ativações realmente imersivas e digitais com o 5G da TIM para quem estiver curtindo o festival, mas que também extrapola para outros tipos de interações. Um exemplo é o estúdio, que permite levar conteúdos criados exclusivamente dentro da Cidade do Rock para quem estiver acompanhando de casa”.
Demais ativações
As ativações com brinquedos no Rock in Rio são uma atração à parte e a TIM não fica de fora dessa área. No “High Jump VR”, o participante, preso em cima de uma cama elástica, entra em uma viagem pelo mundo conectado com a nova tecnologia de quinta geração, utilizando óculos de realidade virtual.
A TIM também estará na GamePlay Arena, para promover a TIM Live Ultrafibra. Quem passar por lá pode entrar em um jogo inspirado no famoso game League of Legends que mostrará toda a potência e velocidade da ultrafibra da operadora. Há ainda um espaço para fotos com ativações da paiN Gaming, equipe de esportes eletrônicos patrocinada pela TIM Live há três anos, e dos embaixadores da marca, o streamer Kami e o jogador de LOL DyNquedo. Os dois, aliás, estarão no espaço nos dias 08 e 09, junto com Babs e brTT, também atletas da paiN.
A melhor experiência para o público gamer também estará na loja conceito da operadora, localizada na Rock District. Será possível navegar em jogos com a TIM Live Ultrafibra no computador e conhecer plataforma de cloud gaming em smartphones. Há ainda degustação de soluções de casa conectada, uma ação de karaokê, carregadores e venda de celulares e acessórios.
Campanha, rádio TIM Mix FM Rio e super TIMe de influenciadores
Na TIM, a música não para. Esse é o mote da campanha mais recente da operadora, embalada pela canção “Don’t Stop Me Now”, clássico da banda Queen. No filme para TV, a personagem “mergulha” em diversos gêneros musicais através do tempo por meio de diferentes pôsteres de músicos e bandas pendurados na parede do seu quarto. Para destacar essa comunicação, a empresa está cobrindo o Rio de Janeiro com a sua marca antes e durante o Rock in Rio Brasil 2022. As ações, criadas pela BETC HAVAS, incluem espaço “instagramável” no aeroporto e plotagem de BRT e VLT.
Outro destaque é a parceria com a Mix, uma das rádios oficiais do festival, que passará a se chamar TIM Mix FM Rio no período do Rock in Rio Brasil 2022. A ação de naming right é inédita. Os locutores da rádio farão ainda entradas ao vivo e entrevistas direto do Estúdio TIM 5G na Cidade do Rock.
Durante o festival, as redes sociais da operadora serão o foco, com cobertura em real time, série de vídeos com Marcos Mion e homenagem especial para a embaixadora IZA, uma das estrelas do Rock in Rio Brasil 2022. Um squad de influenciadores foi recrutado pela empresa para mostrar o melhor do evento, liderados por Pequena Lo e Diva Depressão e incluindo nomes como Bruna Gonçalves, Theodoro, Tia Má, Mel Maia e Thomas Santana.
“A TIM carrega em sua jornada essa emblemática ligação com a música, que passa por campanhas até a presença em grandes festivais. E, por isso, não poderia ficar de fora de um evento como o Rock in Rio. Toda a estratégia de comunicação foi criada com foco em mergulhar no universo musical, antes mesmo de o público chegar perto dos palcos. As ações começam desde o aeroporto, passando pelos transportes públicos, até chegar à Cidade do Rock, levando música e entretenimento para todos os cantos do Rio de Janeiro. Além disso, a presença de influenciadores e embaixadores deixa a conversa ainda mais pessoal, com o objetivo de levar todas essas experiências a inúmeras pessoas, inclusive as que não estarão no evento”, afirma Erh Ray, CEO e CCO da BETC HAVAS.