Um tornado atingiu na manhã do dia 25 de dezembro, a zona rural do município de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, provocando estragos consideráveis. Várias lavouras foram perdidas.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet, o fenômeno climático aconteceu na fronteira com o Uruguai, e atingiu várias fazendas, causando danos e perdas totais de lavouras. Não há registro de vítimas.
Testemunhas disseram que o ‘funil’ do tornado se formou entre os municípios de Palomas e Pampeiro, longe da área urbana de Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera, em território uruguaio.
Os tornados se caracterizam por possuir colunas de ar em rotação intensa, que se estendem da base de uma tempestade para a superfície. O tornado que aconteceu na manhã de Natal teve duração curta.
Técnicos do Inmet informaram que um centro de baixa pressão, combinado com a atmosfera quente, úmida e instável, gerou as condições para a formação do tornado.
Ainda segundo os técnicos do Inmet, os tornados não são raros nesta época do ano na região. O fenômeno El Niño favorece a formação do ‘funil’ do tornado.
O Inmet emitiu um alerta para todo o Rio Grande do Sul. Uma massa de ar frio atingiu várias cidades do Estado, derrubando as temperaturas. Trata-se de um frio fora de época, impulsionada por um ciclone extratropical que se formou no litoral do Estado.
As menores temperaturas foram registradas nos municípios de São José dos Ausentes (10,2ºC) e Canguçu (11ºC).
Nesta quarta-feira (27), o frio persiste durante toda a manhã, porém no período da tarde, o Sol deve fazer com que as temperaturas comecem a subir gradativamente.
A previsão é que amanhã deve ocorrer uma nova onda de calor em várias cidades do Rio Grande do Sul.
Com informações do Inmet