Toyota Corolla ganha nota máxima nos Crash Tests do Latin NCAP

Sedã médio produzido no Brasil recebeu cinco estrelas para adultos e crianças

Toyota Corolla encara o crash lateral Latin NCAP

Toyota Corolla encara o crash lateral Latin NCAP

O Toyota Corolla nacional, reestilizado em março deste ano, conseguiu um feito e tanto em relação à segurança para passageiros. O sedã médio obteve nota máxima em nova bateria de crash tests do Latin NCAP, que envolveu choques frontal, lateral, de estabilidade (ESC) e a simulação de batida contra um poste, que exige a presença de airbags de cortina para proteção das cabeças dos ocupantes (adultos e crianças) nas duas fileiras de bancos.

Na avaliação do órgão independente que mede a segurança dos carros vendidos na América Latina, o Corolla se destacou, conquistando as cinco estrelas possíveis tanto para adultos quanto para crianças. O resultado reflete as evoluções promovidas na plástica de meia vida do modelo, que ganhou airbags de cortina, controles de estabilidade e de tração e até assistente de saída em ladeiras. Na versão anterior, os itens sequer eram opcionais.

Sedã médio apresentou estrutura estável nas colisões

Sedã médio apresentou estrutura estável nas colisões

Por sinal, não fossem os incrementos na segurança, o Corolla não obteria tal resultado na avaliação do Latin NCAP. Em 2016, o órgão passou a exigir o controle de estabilidade para creditar cinco estrelas, e o crash lateral passou a ser obrigatório, o que colocou em xeque alguns compactos de entrada, como Chevrolet Onix e Fiat Mobi, que receberam zero e uma estrela, respectivamente, nas novas baterias feitas pela organização.

O sedã da Toyota ainda foi bem na proteção para pedestres, o que lhe conferiu o selo Advanced Awards, conferido apenas aos carros que trazem algum sistema de segurança ativa ou oferecem boa proteção no teste que simula o impacto de um atropelamento na cabeça e perna de um pedestre. Com os resultados, o Corolla produzido em Indaiatuba (SP) repete o resultado do Volkswagen Golf (7ª geração), primeiro nacional a ter nota máxima.

Latin NCAP bateu o Corolla produzido em Indaiatuba

Latin NCAP bateu o Corolla produzido em Indaiatuba

Crash ao vivo

O Latin NCAP realizou esta nova bateria de testes com o Toyota Corolla no laboratório da Adac, em Landsberg, pequeno município bávaro vizinho à Munique. O sedã já havia passado pelo crivo do instituto em 2014, quando também obteve as cinco estrelas no crash frontal, mas ficou com quatro estrelas para crianças. Nos novos testes, o sedã não apenas conseguiu nota máxima, como encarou a batida de poste.

O teste foi introduzido em 2016 para simular uma batida contra objetos mais rígidos, como postes e árvores. Funciona assim: o veículo é colocado sobre uma plataforma móvel que percorre cerca de 54 metros a uma velocidade de 30 km/h até colidir contra um mastro fixo com diâmetro de 25 centímetros. Dentro da cabine é colocado apenas um boneco (dummie) adulto na posição do motorista, e a colisão ocorre sempre na lateral esquerda.

No caso do Corolla, a bateria foi feita sob minuciosa supervisão de engenheiros da Toyota, que ficaram junto ao sedã até os últimos instantes antes da colisão. O teste é muito rápido e leva menos de um minuto, entre a saída do veículo e a batida. Visualmente é menos chocante que o crash frontal, sobretudo por conta da velocidade de deslocamento menor, e do próprio estrago. Mas a preparação dos veículos e dos dummies leva dias e horas.

O procedimento segue à risca todos os protocolos estabelecidos por organizações similares, como Global NCAP e Euro NCAP. O último procedimento é a pintura dos dummies, para sinalizar o contato dos passageiros com os airbags ou outras partes internas. Uma sala cheia de computadores faz a leitura dos resultados instantaneamente. Neste teste, além da deformação controlada, a porta traseira não pode se abrir. Caso contrário, a nota é reduzida.

Veja abaixo fotos exclusivas no laboratório da Adac no dia do crash do Toyota Corolla.

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